O avançado dinamarquês do Sporting, Conrad Harder, foi suspenso por um jogo na sequência da expulsão no Santa Clara-Sporting, da 29.ª jornada da Liga portuguesa, no passado sábado.
O castigo foi confirmado no mapa de castigos do Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), conhecido na tarde desta quinta-feira.
Gestos e palavras ofensivos
Segundo o relatório do jogo, o árbitro Cláudio Pereira registou que Harder festejou o triunfo dos leões com um grito de “yeah”
. De acordo com o mapa de castigos, Harder foi, além do jogo de suspensão, multado em 510 euros por “usar linguagem ou gestos ofensivos, injuriosos e ou grosseiros”
.
“Com o jogo interrompido, gritou para um adversário de forma provocatória, tendo assim uma ação ofensiva e provocando um conflito massificado entre as duas equipas. Após o final do jogo, existiu uma altercação generalizada entre jogadores e outros agentes desportivos constantes na ficha técnica, com troca de palavras impercetíveis. Harder, após o apito para o final do jogo, saltou sobre um adversário, Luís Rocha, gritando
, é descrito no relatório do árbitro.yeah”
, sendo que o resto das palavras não me foram percetíveis.
Regulamento Disciplinar
A punição a Harder foi enquadrada no artigo 158.º do Regulamento Disciplinar da Liga, o de “injúrias e ofensas à reputação”
, que diz que “os jogadores que usem expressões, verbalmente ou por escrito, ou façam gestos de carácter injurioso, difamatório ou grosseiro são punidos”
. No caso, a punição foi enquadrada na alínea d) desse artigo, que refere que, “no caso de expressões dirigidas contra outros jogadores”
, a sanção de suspensão é “entre o mínimo de um e o máximo de três jogos e, acessoriamente, multa de montante a fixar entre o mínimo de 2 UC e o máximo de 25 UC”
.
Expulsões e recurso
O momento gerou uma confusão, inicialmente entre Harder e o defesa do Santa Clara, Luís Rocha, também expulso. Igualmente expulsos seriam o adjunto do Sporting, Tiago Aguiar, além do assessor de imprensa do Santa Clara, João Sobral.
Na conferência de imprensa de antevisão ao Sporting-Moreirense, marcado para esta sexta-feira, o treinador dos leões, Rui Borges, abordou o momento nos Açores, sendo que os leões tentam agora a despenalização do atacante nórdico. Segundo apurou o Maisfutebol, o Sporting vai recorrer para o pleno do CD.