A I Liga encontra-se na sua fase decisiva, com Sporting e Benfica empatados na liderança, ambos com 69 pontos. Após a 29.ª jornada, onde os leões venceram o Santa Clara por 1-0 e as águias empataram com o Arouca em 2-2, a disputa pelo título promete ser intensa nas últimas cinco jornadas do campeonato.
Os dois rivais terão ainda a oportunidade de se enfrentar no dia 10 de maio no Estádio da Luz, num dérbi que poderá determinar o futuro do título. De acordo com o Regulamento das Competições da Liga Portugal, no caso de um empate em pontos ao final da competição, vários critérios serão considerados para desempatar.
Critérios para Desempate
O Artigo 17.º estabelece que o primeiro critério será o número de pontos alcançados nos jogos entre os clubes empatados. Na primeira volta, o Sporting saiu vitorioso com um golo de Geny Catamo. Assim, se os leões conseguirem um bom desempenho no dérbi, poderão garantir uma vantagem importante.
No entanto, o Benfica tem a oportunidade de reverter a situação se vencer o jogo do dia 10. Neste caso, o próximo critério a considerar seria a maior diferença entre golos marcados e sofridos nos confrontos diretos. Por exemplo, se o Benfica vencer por 1-0, a diferença se torna um fator decisivo.
Desafios Finais
Outros critérios que poderão ser utilizados incluem a maior diferença de golos marcados e sofridos em toda a competição, o número total de vitórias e, por último, o maior número de golos marcados em todo o torneio.
Caso, mesmo assim, não haja um vencedor claro, o regulamento determina que seja realizado um jogo em estádio neutro, semelhante a uma final. Este jogo extra terá direito a prolongamento e, se necessário, a marcação de grandes penalidades para determinar o campeão.
Agenda de Sporting e Benfica
Na reta final do campeonato, Sporting e Benfica ainda têm desafios importantes pela frente. Para o Sporting, os próximos jogos são: 18 de abril (Moreirense em casa), 27 de abril (Boavista fora), 4 de maio (Gil Vicente em casa), 10 de maio (Benfica fora) e 17 de maio (V. Guimarães em casa).
Por sua vez, o Benfica enfrentará: 19 de abril (V. Guimarães fora), 27 de abril (Aves SAD em casa), 3 de maio (Estoril fora), 10 de maio (Sporting em casa) e 17 de maio (Braga fora). Estes encontros finais prometem grandes emoções na luta pelo título da I Liga.