De acordo com o comunicado do Sporting, os três elementos: Vítor Baía, vice-presidente e administrador da SAD do FC Porto; Sérgio Conceição, treinador da equipa; e Rui Cerqueira, diretor de imprensa do clube, esperaram por Frederico Varandas enquanto este se dirigia para o autocarro da equipa. Rui Cerqueira abalroou violentamente o presidente do Sporting, roubando-lhe a carteira com o telemóvel, cartões pessoais de identificação e cartões de crédito. Apesar da presença da polícia no local, os objetos não foram encontrados.
O Sporting CP irá apresentar queixa-crime contra os três envolvidos e fará todos os esforços necessários para que sejam banidos dos recintos desportivos. Estes atos não são isolados, pois têm um longo historial de intimidação de jornalistas, espetadores e adversários.
Além disso, o clube leonino também fará uma participação disciplinar com vista à interdição do Estádio do Dragão, devido às agressões a jogadores do Sporting por elementos estranhos ao recinto de jogo, que estão documentadas em imagens disponíveis ao público.
O comunicado do Sporting também destaca que adeptos afetos ao clube foram impedidos de entrar no Estádio do Dragão e que outros foram vítimas de tentativas de agressão. Estes episódios lamentáveis em nada dignificam o desporto.
É importante salientar que o Sporting não desistirá desta luta pela preservação de um estado de direito em que prevaleça o civismo e o respeito pelos direitos dos cidadãos.