A morte de Aurélio Pereira, aos 77 anos, deixou uma marca profunda no mundo do futebol português. Conhecido como o 'detetor de talentos' do Sporting CP, Pereira foi responsável pela descoberta de estrelas como Cristiano Ronaldo, Luís Figo, Paulo Futre e Nani.
Nos comentários a uma recente entrevista de Pereira, os adeptos do Sporting não pouparam elogios: “Se há homem que merece uma estátua em Alcochete é este senhor”
, afirmaram alguns. Outros destacaram a sua importância, dizendo: “Não consigo falar português, mas agradeço-lhe por ter descoberto Cristiano Ronaldo”
.
O legado de Aurélio Pereira
Pereira foi responsável por detetar e desenvolver alguns dos maiores talentos do futebol português nas últimas décadas. Daniel Bragança, um dos sub-capitães da equipa do Sporting, recordou a influência positiva que Pereira teve na sua carreira: “Quando ele me elogiava parecia que crescia dois palmos, dava-me gasolina para continuar. É esse o respeito que ele conseguiu, por tudo o que fez, não só pelo Sporting, mas também pela formação, por Portugal”
.
Nani, outra das estrelas formadas por Pereira, também destacou o apoio que recebeu do 'senhor formação' quando tentava alcançar o profissionalismo: “Antes de me tornar profissional, tive de esperar dois anos para poder ser inscrito e o senhor Aurélio esteve sempre presente, a acalmar-me e a dar-me os parabéns pela minha atitude e comportamento, por não desistir e não perder o foco nos treinos”
.
Um 'dom' para detetar talentos
Tomaz Morais, diretor geral da formação do Sporting, descreveu Aurélio Pereira como alguém com um verdadeiro dom
para identificar jogadores com potencial: “Era a forma como ele olhava para um jogador. Tinha a capacidade de olhar para um jogador e para tudo o que envolvia, estava dentro dele.”
Morais acrescentou que Pereira “deixa uma marca extraordinária e o legado que deixa é de grande responsabilidade. É uma figura universal hoje em dia”
.