Pedro Proença eleito novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol

  1. Pedro Proença eleito presidente da FPF com 75% dos votos
  2. Objetivo é unir o futebol português
  3. Promete melhorar governação, arbitragem e justiça desportiva
  4. Fernando Gomes deixa mensagem de felicitações

Após uma campanha de vários meses, Pedro Proença foi eleito como o novo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), recebendo 75% dos votos na Assembleia Geral Eleitoral. O antigo árbitro internacional, de 54 anos, sucede a Fernando Gomes, que liderou a FPF desde 2011.

Proença promete unir o futebol português

Proença, que até agora presidia a Liga Portugal, destacou que esta é uma "vitória do futebol português e de todos". Nas suas primeiras declarações, o novo presidente da FPF afirmou que o objetivo da sua equipa era "unir o futebol" e que todos os contributos serão bem-vindos, "venham eles de onde vierem".

Hoje ganhou o futebol em Portugal. Hoje posso dizer que valeu a pena. Construímos juntos um programa para unir o futebol, foi esse o objetivo da minha equipa quando se propôs a este desafio, sublinhou Proença, agradecendo o apoio dos clubes profissionais e da opinião pública.

Novos desafios e responsabilidades

O novo presidente da FPF destacou ainda a responsabilidade que a sua equipa agora tem, prometendo trabalhar para melhorar a governação, a arbitragem e a justiça desportiva, além de potenciar as receitas do futebol português. Temos de ser mais agregadores. A partir de hoje, o nosso foco estará nesta nova Federação. Tenho a certeza de que vamos unir o futebol juntos, afirmou.

Proença, que renunciará ao cargo de presidente da Liga Portugal, sucede a Fernando Gomes, que deixou uma mensagem de felicitações ao novo líder federativo. Desejo as maiores felicidades a Pedro Proença para o mandato que vai assumir até 2028. Este é um momento, sei-o bem, de grande honra e de enorme responsabilidade, referiu Gomes.

César Peixoto elogia adaptação da equipa na vitória do Gil Vicente na Choupana

  1. Vitória foi muito difícil, num campo tradicionalmente difícil
  2. Hoje, com o vento, a relva seca e um bocadinho alta, era difícil pormos em prática o que queremos
  3. A equipa soube adaptar-se e ser madura, teve uma alma tremenda
  4. Amarrámos a organização, conseguimos suster o Nacional e depois gerir, num jogo que não foi bem jogado. Acabámos por vencer bem, mas podíamos ter feito mais um golo

Gil Vicente inicia I Liga com vitória por 2-0 sobre o Nacional

  1. Gil Vicente venceu o Nacional por 2-0 na Choupana.
  2. Pablo, filho de Pena, marcou o primeiro golo aos 35 minutos.
  3. César Peixoto: “Estivemos sempre muito bem organizados, com uns a trabalhar em função dos outros”.
  4. Gil Vicente já tinha vencido o Nacional por 3-0 no mesmo estádio na época passada.