Desde que chegou a Alvalade, o defesa-central St. Juste tem sido um dos jogadores indispensáveis na equipa do Sporting. Após uma série de lesões que o afetaram nos últimos anos, o jogador neerlandês finalmente conseguiu encadear quatro jogos consecutivos a titular, algo que não acontecia há muito tempo.
Segundo o antigo defesa-central do Sporting, Tonel, a principal característica que St. Juste acrescenta em relação aos outros centrais do plantel é a sua velocidade. «É, de longe, o defesa-central mais rápido do plantel», afirmou Tonel, destacando que essa qualidade é fundamental no novo sistema tático adotado pela equipa de Rui Borges, com apenas dois centrais.
Melhoria no rendimento
Além da velocidade, Tonel elogiou também a melhoria no rendimento do jogador, que tem beneficiado a equipa. «O rendimento que está a ter, acho que está a ser ótimo, e a equipa beneficia com isso», referiu o antigo central. Contudo, Tonel lembrou que St. Juste tem sido muito afetado por lesões ao longo da sua passagem pelo Sporting, algo que o tem impedido de ter uma maior regularidade.
«É importante para ele também fazer jogos consecutivos, porque isso, obviamente, lhe aumenta os índices de confiança, e se não tiver impedimentos físicos, que é o que o tem travado desde que veio para o Sporting, poderá ainda subir mais o nível de rendimento», analisou Tonel.
Qualidade e irregularidade
Apesar das elogiosas palavras de Rui Amorim sobre as qualidades de St. Juste, Tonel reconhece que o jogador já demonstrou no passado a sua qualidade, mas de forma irregular. «Qualidade ele mostrou, só que foi a espaços. Portanto, ele já no passado evidenciou qualidade e capacidade, mas muita irregularidade. Infelizmente para ele, e para o Sporting, pelas lesões que teve», lamentou.
Agora, com esta sequência de jogos, St. Juste parece ter encontrado a estabilidade necessária para se afirmar como uma peça fundamental na defesa do Sporting.