Depois de uma época passada em que se sagrou o melhor marcador da I Liga com 29 golos, Viktor Gyökeres entrou a todo o gás na atual temporada. O internacional sueco, de 26 anos, já leva 21 tentos marcados até à 17.ª jornada, o melhor registo de sempre nesta fase da prova no século XXI.
Gyökeres superou marcas históricas de grandes goleadores como «Mário Jardel», «Jonas» e «Hulk». O último a atingir números tão impressionantes a meio da época foi o brasileiro Jardel, que em 1999/2000 tinha 25 golos marcados.
Ao ritmo que leva, o avançado do Sporting poderá mesmo chegar aos 40 golos, algo que apenas quatro jogadores conseguiram na história do campeonato português: «Yazalde», «Peyroteo», «Mário Jardel» e «Eusébio». Yazalde detém o recorde, com 46 tentos em 1973/74.
Para já, Gyökeres soma um 'póquer', dois 'hat-tricks' e dois 'bis', além de sete jogos com um golo. O sueco só ficou em 'branco' em cinco partidas, tendo marcado inclusive diante do FC Porto (2-0) e falhado a penalidade no empate com o Benfica (1-0).
Com oito golos de avanço sobre o segundo classificado, o espanhol Samu, do FC Porto, Gyökeres tem tudo para se sagrar o melhor marcador da I Liga pela segunda época consecutiva. Mas o desafio será manter este ritmo alucinante até ao final da temporada.