Pedro Silva perdoa árbitro Lucílio Batista no penálti inexistente do Benfica na final da Taça da Liga de 2008/09

  1. Penálti inexistente a favor do Benfica na final da Taça da Liga de 2008/09
  2. 21 de março de 2009
  3. Sporting 1-1 Benfica (2-3 p.p.)
  4. Pedro Silva foi expulso

O ex-lateral-direito do Sporting, Pedro Silva, nunca esquecerá o penálti inexistente assinalado a favor do Benfica na final da edição 2008/09 da Taça da Liga, que os 'leões' acabaram por perder no desempate por grandes penalidades. No entanto, o antigo jogador brasileiro perdoa o erro arbitral de Lucílio Batista.

«Temos de perdoar sempre o erro do ser humano, até porque sabemos que ele não quis cometê-lo. Certamente, se houvesse videoárbitro (VAR) naquele momento, o lance seria revertido, mas não foi. Paciência, já passou. Acredito que o Lucílio Batista reconheceu o erro. Espero que esteja bem e que possa assistir à final de sábado e torça pelo Sporting», disse hoje à agência Lusa o antigo lateral direito brasileiro dos 'leões', entre 2007 e 2011.

O lance polémico


Em 21 de março de 2009, no Estádio Algarve, o Sporting adiantou-se na final da Taça da Liga com um golo de Bruno Pereirinha, aos 48 minutos, mas sofreu o empate do Benfica aos 75, quando o falecido espanhol José Antonio Reyes converteu o penálti assinalado a partir de uma falta inexistente de Pedro Silva, que foi expulso com duplo cartão amarelo.

Lucílio Batista entendeu que o defesa jogou a bola com o braço direito - quando resvalou no peito - num lance com o argentino Ángel Di María, do Benfica, à entrada da área do Sporting, gerando-se uma confusão no relvado, na qual o brasileiro encostou o peito ao árbitro setubalense e o treinador dos 'leões' Paulo Bento fez mesmo um gesto de 'roubo'.

Revolta e tristeza


«Lembro-me de ter falado com o árbitro, dizendo-lhe que iria perceber depois do jogo que tinha cometido um erro gravíssimo, mas que ainda poderia corrigi-lo naquele momento. O erro pode tê-lo prejudicado, mas foi ainda mais prejudicial para nós. Ficámos chateados, tristes e guardámos um pouco de mágoa, principalmente pelos adeptos e pelo momento que estávamos a viver», recordou Pedro Silva.

A final chegou empatada a uma bola aos 90 minutos e apenas foi decidida no desempate por grandes penalidades, com o guarda-redes 'encarnado' Quim a afastar três pontapés dos 'leões', que perderam por 2-3 e repetiam os moldes da derrota consentida frente ao Vitória de Setúbal na primeira edição da Taça da Liga, em 2007/08 (2-3, após um 'nulo').

«É uma tristeza grande, porque trabalhámos e dedicámo-nos a vida inteira para chegar a um momento desses e torcemos para que seja um jogo limpo, mas aconteceu um erro e perdeu-se um troféu. Passaram mil coisas pela cabeça e, às vezes, culpamo-nos por um erro que não fizemos. Já lá vão vários anos e não consigo esquecer esta derrota», notou.

Gesto de revolta


Pedro Silva cumpria a segunda de quatro épocas de ligação ao clube de Alvalade - seria emprestado ao Portimonense em 2010/11 - e nunca venceu a Taça da Liga, ao contrário da Taça de Portugal (2007/08) e da Supertaça Cândido de Oliveira (2007), que os 'leões' arrebataram igualmente em 2008, mas sem a presença do lateral direito na ficha de jogo.

O lateral regressou dos balneários no final da partida para receber a medalha destinada ao finalista vencido, mas recusou-se a guardá-la e arremessou-a mesmo para o relvado, reflexo do «momento mais marcante» na sua passagem «grata e respeitosa» por Alvalade.

Pedido de desculpas do árbitro


Pedro Silva ouviu Lucílio Batista a admitir o erro nas horas posteriores à final da Taça da Liga e garante ter recebido um pedido de desculpas do árbitro anos depois, aquando de um desafio entre Atlético e Portimonense, da II Liga, quando já era adjunto dos algarvios.

«Conversámos um pouco. Ele pediu-me desculpa e reconheceu que errou, afirmando ter sido um lance rápido, em que havia poucos segundos para decidir e optou por marcar a grande penalidade. Disse-lhe algumas coisas, mas enfim, acabei por perdoar-lhe. Demos um aperto de mão e seguiu cada um o seu caminho», partilhou o ex-defesa.

Expectativas para a final de 2023


A partir de Florianópolis, capital do estado brasileiro de Santa Catarina, onde coordena a escola de futebol Sporting Brasil, Pedro Silva, de 43 anos, torce no sábado por um êxito dos campeões portugueses em Leiria, na reedição das decisões de 2008/09 e 2021/22.

«O Ángel Di María está entre os maiores e melhores do futebol mundial. A carreira dele é espetacular. É campeão do mundo e fez agora dois golos ao Sporting de Braga [na vitória por 3-0, para as meias-finais da Taça da Liga]. Sabemos que é o principal jogador do Benfica, mas o Sporting tem uma equipa sólida e forte. Não tive assim tanta sorte quando defrontei o Di María, mas espero que o Sporting consiga fazer um grande jogo», afiançou.

A aposta de Alberto Costa no Sporting está a correr bem

  1. O lateral-direito Alberto Costa escolheu o Sporting em vez de propostas mais vantajosas da Premier League
  2. Viktor Gyokeres tem uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros no Coventry
  3. O Sporting estaria disposto a aceitar uma proposta entre 75 a 85 milhões de euros por Viktor Gyokeres
  4. O interesse do Manchester United em Viktor Gyokeres é especialmente proeminente

A crise no Benfica vai para além do desempenho em campo

  1. O Benfica atravessa uma fase complicada, com problemas que vão além do desempenho em campo
  2. Bruno Lage ganhou dois dias após vitória sobre o Braga, mas pode perder tudo novamente em duas semanas contra o Sporting
  3. A vitória sobre o Braga não foi mais do que uma obrigação da equipa de Lage
  4. O plano de Lage funcionou até certo ponto, mas parece estar a ficar curto
  5. O Benfica precisa de jogar mais perto da baliza adversária para não estar tão exposto
  6. O discurso de Lage já não é tão agregador como antes
  7. A instabilidade no clube também afeta negativamente a equipa

Ángel Di María brilha e leva Benfica à final da Taça da Liga

  1. Di María marcou dois golos na vitória por 3-0 do Benfica sobre o SC Braga
  2. Di María foi o segundo melhor marcador do Benfica na época 2023/24 com 16 golos e 13 assistências
  3. Di María marcou 13 golos e fez 6 assistências em 25 jogos na época 2024/25
  4. Di María marcou 5 golos e fez 1 assistência desde 1 de dezembro de 2024
  5. Di María esteve envolvido em 51,8% dos golos do Benfica desde o clássico com o FC Porto a 10 de novembro de 2024

Galeno atravessa seca goleadora, mas prepara regresso aos holofotes no FC Porto

  1. Galeno, o segundo melhor marcador do FC Porto na época em curso, atravessa uma rara fase de baixa influência no ataque da equipa
  2. Galeno já anotou 12 golos esta época e está a quatro do máximo de carreira, obtido na temporada transata
  3. Primeira vez que Galeno esteve mais do que sete desafios seguidos sem qualquer participação direta em golo remonta à primeira metade de 2023 - aí, foram 11 partidas a seco

Atletas recorrem a desculpas cada vez mais bizarras para justificar casos de doping

  1. Jannik Sinner e Iga Swiatek foram apanhados em testes antidoping positivos
  2. Sinner alegou contaminação durante massagem, Swiatek atribuiu a melatonina
  3. Romário foi acusado de doping devido a medicamento para queda de cabelo
  4. Sprinter britânico Lewis Francis atribuiu positivo a consumo passivo de cannabis
  5. Fatima Yvelain culpou água que contaminava os calções e ténis após teste positivo de EPO

FC Porto expulsa "Macaco Líder" dos Super Dragões por "ameaças e agressões" a sócios

  1. O Conselho Fiscal e Disciplinar do FC Porto invocou diversos motivos para expulsar Fernando Madureira
  2. Madureira é acusado de liderar e instigar adeptos a ameaçar e agredir sócios que se manifestassem contra os novos Estatutos
  3. Madureira é acusado de distribuir cartões de sócios a pessoas que não eram do clube
  4. Madureira é acusado de furtar uma caixa com pulseiras de acesso à Assembleia Geral e entregá-las a um não-sócio

Ángel Di María perto da renovação com o Benfica

  1. Benfica e Di María vão encontrar-se antes do final da temporada para iniciarem as negociações de renovação de contrato
  2. Clubes da MLS, Arábia Saudita e Argentina seguem com atenção este dossiê
  3. Di María tem 13 golos e 6 assistências em 25 jogos esta época
  4. Benfica determinado em manter Di María no plantel