De acordo com o último relatório do Observatório do Futebol CIES, o médio português João Neves, que recentemente se transferiu do Benfica para o PSG por 60 milhões de euros, é o jogador português mais valioso no mercado, com um valor de transferência estimado em 105,8 milhões de euros.
O estudo do CIES coloca João Neves no 21º lugar da lista geral de jogadores mais valiosos, evidenciando a importância que o jovem médio tem vindo a ganhar no panorama futebolístico internacional.
Gyökeres o mais caro fora das principais ligas
«João Neves, médio do Paris Saint-Germain, é o jogador português mais valioso, segundo o Observatório do Futebol, que coloca o sueco Viktor Gyökeres, do Sporting, como o mais caro fora das cinco principais ligas europeias», pode ler-se no estudo.
De facto, o avançado do Sporting, Viktor Gyökeres, surge como o futebolista com o valor de transferência mais elevado fora das principais competições, estando avaliado em 73,6 milhões de euros.
Outros portugueses entre os mais valiosos
Além de João Neves, outros jogadores portugueses figuram entre os mais valiosos, como Rafael Leão, do AC Milan, com um valor de 78,2 milhões de euros, e Francisco Conceição, atualmente emprestado pelo FC Porto à Juventus, com 74,2 milhões de euros.
O estudo do CIES menciona ainda outros nomes conhecidos do campeonato português, como o avançado Samu, do FC Porto, com um valor estimado entre os 60 e 77 milhões de euros, e o jovem central do Benfica, António Silva, avaliado entre 50 e 65 milhões de euros.