Um ano histórico para o avançado sueco
O mundo do futebol tem um novo nome a destacar-se como o maior goleador do ano: Viktor Gyökeres. O avançado sueco do Sporting fechou o ano de 2024 com um registo impressionante de 62 golos em apenas 63 jogos, uma média de quase um golo por partida.
Gyökeres chegou ao Sporting no defeso de 2023/24, proveniente do Coventry, do segundo escalão inglês, e rapidamente se afirmou como uma das grandes estrelas da equipa de Rúben Amorim. Ao longo do ano, o internacional sueco de 26 anos marcou 52 golos pelos leões, em 56 encontros, e outros 10 pela seleção da Suécia, em apenas sete jogos.
Conquista da Bota de Ouro
«É uma média de quase um golo por jogo, tanto com o Sporting como com a seleção da Suécia», destacou o clube, que assinalou a marca histórica de Gyökeres durante um treino, com uma camisola especial e muitas bolas no relvado.
O sueco ultrapassou com larga vantagem a concorrência dos melhores marcadores mundiais. Cristiano Ronaldo, do Al Nassr, marcou 54 golos em 2023, enquanto Kylian Mbappé, então no Paris Saint-Germain, apontou 56 em 2022.
Números impressionantes
«Troquem os contadores pelos livros de história, porque este registo é agora definitivo: Viktor Gyökeres foi o maior goleador do futebol mundial no ano de 2024!», exaltou o Sporting nas suas redes sociais.
O avançado sueco conseguiu este feito impressionante em 63 jogos, o que corresponde a uma média de 0,98 golos por partida e de um golo a cada 87 minutos em campo. Só nos últimos oito jogos é que a sua produtividade abrandou, com apenas três tentos.
Gyökeres somou ainda 18 assistências ao longo do ano, contribuindo assim para um total de 80 golos participados. O seu registo é ainda mais notável se tivermos em conta que apenas por três vezes ficou em branco nos 63 jogos que disputou.
Conquista da Bota de Ouro e interesse de grandes clubes
«Companhia impressionante...», destacou a imprensa, comparando o feito de Gyökeres aos 69 golos que Robert Lewandowski marcou em 2021 e aos 91 de Lionel Messi em 2012, os melhores registos da história do futebol num ano civil.
Na I Liga portuguesa, Gyökeres foi o melhor marcador da época 2023/24, com 36 golos em 35 jogos, e está lançado para voltar a sê-lo em 2024/25. Nas outras provas nacionais, o sueco somou sete tentos na Taça de Portugal e dois na Taça da Liga, falhando apenas na Supertaça.
Com este registo impressionante, a cotação de Gyökeres subiu em flecha e, com a reabertura do mercado em janeiro, poderá ser um alvo para alguns dos maiores clubes europeus, apesar de estar protegido por uma cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.