Zeno Debast confia no Sporting para conquistar o título

  1. Zeno Debast chegou a Alvalade em julho, para reforçar uma equipa que tinha acabado de se sagrar campeã nacional
  2. Vitória no dérbi frente ao Benfica
  3. Sporting lidera a Liga a meio da época
  4. Objetivo é ser campeão nacional novamente

Zeno Debast chegou a Alvalade em julho, para reforçar uma equipa que tinha acabado de se sagrar campeã nacional. As mudanças no comando técnico, por onde passaram Rúben Amorim, João Pereira e Rui Borges em menos de dois meses, trouxeram alguns desafios.

No entanto, o central belga garante que a equipa está preparada para regressar ao registo vitorioso, como demonstrado pela vitória no dérbi frente ao Benfica. «Estamos felizes por chegar ao fim do ano no primeiro lugar, mas nada se decide nesta altura. Temos que continuar a fazer o nosso trabalho. Jogo a jogo, dar o melhor para conquistarmos o título. Sempre senti a equipa confiante nas suas capacidades, mas obviamente que as vitórias ajudam. Foi um jogo intenso, um grande dérbi que conseguimos vencer de forma justa», afirmou Debast.

Adaptação à nova liderança

O internacional belga fez uma análise ao momento atual da equipa, com o ex-V. Guimarães no comando, e expressou um sentimento de otimismo para o que resta da época. «A equipa tem-se adaptado bem ao que o treinador nos pede. Temos poucos dias com ele e com a sua equipa técnica mas já conseguimos perceber o que pretende da equipa. Acaba por ser algo que não é novo para nós porque já vínhamos a trabalhar, no passado, algumas coisas que ele quer implementar.»

Relativamente ao anterior treinador, João Pereira, Debast reconhece que «os resultados não foram os melhores, mas é alguém que trabalha muito, tem boas ideias e penso que vai ter muito sucesso. Infelizmente, não correu bem, todos temos responsabilidade. Agora estamos num novo caminho, vencemos este jogo frente ao Benfica, que foi importante, mas temos de nos manter focados e com os pés no chão porque há ainda muito pela frente.»

Objetivo de ser campeão nacional

Sobre Rui Borges, o defesa central acredita que «esse é o objetivo para esta temporada, que o Sporting seja novamente campeão nacional. Vejo toda a gente a trabalhar para esse objetivo: conquistar troféus para este grande clube. Os adeptos têm tido um papel muito importante e sei que estarão ao nosso lado para os desafios que iremos ter em 2025.»

Debast também elogiou o trabalho do Vitória de Guimarães, treinado por Rui Borges, que «tem estado muito bem, apresenta bom futebol e a prova disso é a excelente campanha que estão a fazer na Liga Conferência. Têm bons jogadores, que nos vão criar dificuldades no próximo jogo, mas vamos dar o nosso melhor para conseguirmos vencer.»

Superação das adversidades

Quanto às lesões e à carga competitiva, o central belga admite que «não é a única razão, mas aconteceram várias coisas em pouco tempo. Não vamos dizer que foi uma crise, foi apenas um mau momento, que acontece em todas as épocas.»

Vitória importante na Liga dos Campeões

Por fim, Debast falou sobre a vitória frente ao Manchester City, na Liga dos Campeões, que «foi incrível, até para a nossa saúde mental foi um bom passo. Temos de manter os pés bem assentes na terra, e trabalhar ainda mais, para vencer mais jogos, ganhar mais títulos, mas essa vitória foi ótima para o grupo.»

FC Porto procura dar seguimento à fase positiva em Choupana

  1. Depois de um novembro para esquecer - três derrotas e um empate -, o FC Porto reagiu em dezembro e agora divide a liderança com o Sporting
  2. A equipa orientada por Vítor Bruno poderá ascender ao topo, ainda que de forma provisória
  3. O Marítimo apenas perdeu em casa frente a Benfica, Sporting e SC Braga
  4. Tiago Margarido procura uma resposta imediata à série de maus resultados: apenas uma vitória nos últimos sete jogos

Benfica planeia construir novo estádio com 120 mil lugares

  1. O Benfica tem atualmente cerca de 392 mil sócios
  2. O Estádio da Luz não pode acomodar mais de 70 mil adeptos
  3. O Benfica planeia construir um novo estádio com capacidade para 120 mil lugares
  4. O atual Estádio da Luz, com cerca de 70 anos, pode ser reaproveitado para outras modalidades

SC Braga procura regressar aos triunfos no Estádio da Luz

  1. SC Braga tem o segundo melhor registo forasteiro da Liga, em igualdade com o líder Sporting
  2. Única derrota fora de casa do SC Braga foi no Estádio do Dragão contra o FC Porto
  3. Carlos Carvalhal já venceu o Benfica duas vezes no Estádio da Luz como treinador do SC Braga
  4. Único jogador indisponível é o central Paulo Oliveira

Banco de Portugal desmente emissão de moeda comemorativa de Cristiano Ronaldo

  1. O Banco de Portugal emitiu um comunicado a desmentir a informação falsa
  2. O Banco de Portugal não colocou em circulação, nem tem previsto colocar, qualquer moeda de coleção ou comemorativa alusiva a Cristiano Ronaldo
  3. A aprovação do Plano Numismático anual é competência da Imprensa Nacional-Casa da Moeda
  4. As notícias falsas sobre esta suposta moeda têm sido divulgadas em sites estrangeiros