Multa de 20 mil euros e interdição do setor A14 em Alvalade
O Sporting foi multado em 20 mil euros e viu o setor A14 do Estádio José Alvalade ser encerrado pelo Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA, na sequência da utilização de pirotecnia pelos adeptos no jogo com o Arsenal, da Liga dos Campeões.
A decisão foi anunciada esta quarta-feira e terá efeitos imediatos, com o setor A14, normalmente ocupado por elementos ligados à claque Juventude Leonina, a ficar interdito para o próximo jogo dos leões em casa para a Champions, marcado para 29 de janeiro, frente ao Bolonha.
Comunicado da UEFA
O Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA multou o Sporting em 20 mil euros e sancionou o clube com a interdição de um sector de uma bancada do Estádio José Alvalade (sector A14, onde costumam ficar elementos ligados à Juventude Leonina) para a partida contra o Bolonha, da oitava e última jornada da fase regular da Liga dos Campeões, pode ler-se no comunicado.
A sanção deve-se à pirotecnia utilizada pelos adeptos do Sporting no jogo com o Arsenal, a 26 de novembro, da quinta jornada da prova europeia, que os leões perderam por 5-1. Segundo apurado, além do setor A14, a UEFA sancionou também o setor A17, onde costuma ficar o Directivo Ultras XXI, mas com pena suspensa durante dois anos.
Novos incidentes e possíveis novas sanções
Após os incidentes no final do Club Brugge-Sporting desta terça-feira, a próxima reunião do Comité de Controlo, Ética e Disciplina da UEFA poderá ditar novas sanções aos leões, acrescentou o comunicado.
De acordo com a informação recolhida, ao minuto 14 do jogo com o Arsenal, a Juve Leo ateou várias tochas e exibiu uma faixa com a seguinte mensagem: A14 [o setor em causa], The Lion's Heart [o coração do leão]. Cerca de 10 minutos depois, a claque Directivo Ultras XXI, no setor A17, lançou também fogo de artifício.
Após várias advertências da UEFA, o organismo decidiu agora castigar o Sporting, que fica com um setor de Alvalade fechado na partida de 29 de janeiro. A SAD leonina tem avisado constantemente os adeptos para o risco de sanções graves, como a interdição de Alvalade, mas os incidentes continuam a acontecer.