A Seleção Portuguesa Feminina, orientada pelo selecionador Francisco Neto, concluiu de forma brilhante a sua campanha de qualificação para o Europeu de 2025, que se realizará na Suíça.
Após um empate 1-1 no primeiro jogo, disputado no Estádio do Dragão, as Navegadoras venceram a República Checa por 2-1 no encontro decisivo, com golos da avançada Diana Silva.
Francisco Neto enalteceu o feito da sua equipa, considerando 2024 como «um ano perfeito, talvez o melhor de sempre» para a Seleção A feminina. «Sentimos algumas dificuldades para impor a nossa técnica devido a alguma inadaptação ao relvado. Demorávamos mais tempo para conseguir dominar a bola e falhámos alguns passes, o que normalmente não acontece. Além disso, houve também alguma ansiedade, o que acaba por ser normal. Não tivemos tantas oportunidades de golo como no Dragão, mas tivemos as necessárias para vencer e para nos qualificarmos», afirmou o selecionador.
O capitão da Seleção Nacional masculina, Cristiano Ronaldo, também felicitou as jogadoras pelo apuramento, através de uma mensagem nas redes sociais: «Parabéns Navegadoras».
Com esta qualificação, a Seleção Feminina de Portugal irá participar no seu terceiro Campeonato da Europa consecutivo, reafirmando o crescimento e a consolidação da modalidade no país. Antes disso, a equipa tem ainda pela frente a Liga das Nações, que servirá de preparação para a fase final do Euro 2025.