Ao vender Ugarte, o Sporting perde um importante jogador defensivo

A venda de Manuel Ugarte para o PSG renderá ao Sporting €60 milhões, mas a equipa ficará sem a preponderância defensiva que o médio uruguaio assumia. Apesar de não ter marcado nenhum gol e ter feito nenhuma assistência, Ugarte foi o jogador que mais bolas roubou aos adversários na I Liga e desempenhou um papel crucial na recuperação de posse do Sporting no meio-campo adversário.

De acordo com os números da época, Ugarte recuperou 241 bolas ao longo da temporada, sendo 67 delas recuperadas até cinco segundos após a perda de posse da equipa, e 38 delas na metade do campo adversário. Esses dados mostram a importância do médio uruguaio na forma como a equipa escolhia defender a cada partida.

Ugarte foi o jogador que mais tackles fez na I Liga, com uma média de 3,9 por jogo. Dos 118 tackles bem-sucedidos que realizou, 34 deles aconteceram no meio-campo adversário. Isso mostra a capacidade do jogador em pressionar rapidamente os adversários e roubar a bola em situações favoráveis para a equipa.

No entanto, a venda de Ugarte também pode ser atribuída ao estilo de jogo da equipa. Na temporada anterior, o Sporting apostava mais em passes longos e rápidas transições ofensivas, o que permitia a Ugarte mostrar a sua capacidade de acelerar a bola com passes longos. Na última temporada, a equipa optou por um jogo mais interior, com mais jogadores perto da bola, o que reduziu o número de passes longos de Ugarte.

Apesar de perder um importante jogador defensivo, o Sporting terá agora a oportunidade de reforçar o plantel com os €60 milhões recebidos pela venda de Ugarte.

Vitória Oliveira bate recorde nacional dos 3.000 metros marcha nos Campeonatos Nacionais de Atletismo

  1. Vitória Oliveira bateu o recorde nacional dos 3.000 metros marcha, que durava há mais de 10 anos
  2. Oliveira cumpriu a distância em 12.13,39 minutos, batendo o recorde anterior de Ana Cabecinha
  3. Nuno Pereira, do Sporting, venceu os 1.500 metros masculinos com novo recorde do campeonato
  4. Patrícia Silva, do Sporting, venceu os 1.500 metros femininos com novo recorde do campeonato