Sporting nomeia João Pereira como novo treinador, mas ANTF denuncia falta de certificação

  1. A ANTF irá apresentar queixa formal contra a nomeação de João Pereira como treinador do Sporting
  2. João Pereira ainda não concluiu o terceiro nível do curso de treinador, não possuindo a certificação UEFA exigida
  3. Em 2020, a ANTF também se opôs à nomeação de Rúben Amorim como treinador do Sporting, mas este acabou por demonstrar a sua competência
  4. O presidente da ANTF, José Pereira, criticou a «famigerada chicotada psicológica» no futebol português, com 8 treinadores despedidos esta temporada
  5. José Pereira afirmou que os dirigentes, muitos deles estrangeiros, têm dificuldade em compreender as metodologias do futebol português

Polémica em torno da nomeação de João Pereira


A nomeação de João Pereira como novo treinador do Sporting Clube de Portugal está a gerar uma polémica considerável, com a Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF) a anunciar que irá apresentar uma queixa formal contra esta decisão.

Em declarações à Antena 1, o presidente da ANTF, José Pereira, explicou os motivos desta posição: «A Associação Nacional de Treinadores de Futebol não pode reconhecer [João Pereira] como treinador do Sporting, atendendo a que não tem a certificação exigida para o desempenho das funções.»

Precedente com Rúben Amorim


Esta não é a primeira vez que a ANTF se opõe à nomeação de um treinador no Sporting. Em 2020, quando Rúben Amorim foi contratado pelo clube de Alvalade, a associação também se manifestou contra a sua nomeação, alegando que o técnico não possuía a certificação necessária.

No entanto, Amorim acabou por demonstrar a sua competência e atualmente está prestes a assumir o comando do Manchester United, com o presidente da ANTF a elogiar o seu desempenho: «Está confirmada a sua grande competência que mostrou ao serviço do Sporting. Desejamos o maior sucesso, ficamos satisfeitos por esta transferência. O sucesso dele será o sucesso dos treinadores portugueses».

João Pereira não tem certificação UEFA


Quanto a João Pereira, o novo treinador do Sporting, José Pereira explicou que o técnico ainda não concluiu o terceiro nível do curso de treinador, pelo que não possui a certificação exigida pela UEFA para exercer as funções de treinador principal na Primeira Liga.

«A Associação Nacional de Treinadores de Futebol não pode reconhecer [João Pereira] como treinador do Sporting, atendendo a que não tem a certificação exigida para o desempenho das funções. Nessa circunstância, naturalmente, teremos de tomar as medidas indispensáveis e necessárias, que são tradição desta Associação, que são denunciar a situação junto das autoridades competentes», reiterou o presidente da ANTF.

Falta de paciência dos dirigentes


José Pereira, presidente da ANTF, também se mostrou preocupado com a «famigerada chicotada psicológica» que se tem verificado no futebol português, com oito treinadores já despedidos esta temporada. O dirigente criticou a falta de paciência e de compreensão por parte dos dirigentes, muitos deles estrangeiros, que não conhecem as metodologias do futebol português.

«Nada justifica que haja a famigerada chicotada psicológica com este número de jornadas. Querem resultados imediatos o que causa dificuldades. Estamos a chegar ao final do ano e começam a sentir mais dificuldade para a resolução dos seus problemas. Penso que é uma questão de competência das pessoas que dirigem o nosso futebol: têm dificuldade em compreender o próprio campeonato onde estão. Há muitos dirigentes estrangeiros neste país neste momento e, não conhecendo as nossas metodologias, têm alguma dificuldade em se adaptar e o mais fácil é dispensar treinadores. Se tivessem de pôr dinheiro do bolsos deles, provavelmente teriam de ter cuidado», concluiu José Pereira.

Benfica vence Estoril por 3-0 com arbitragem competente

  1. Benfica venceu Estoril por 3-0 na 25ª jornada da Liga Bwin
  2. Árbitro António Nobre teve atuação globalmente competente
  3. Momento-chave foi anulação de penálti assinalado a favor do Estoril após intervenção do VAR
  4. Árbitros assistentes tiveram bom posicionamento em lances decisivos
  5. Árbitro manteve critério disciplinar uniforme durante o jogo

Fabrício em destaque na derrota do Estoril frente ao Benfica

  1. Fabrício esteve irrequieto na ala esquerda e criou várias oportunidades de perigo para o Estoril
  2. O Benfica venceu por 3-0 com golos de Amdouni (2) e Akturkoglu
  3. O árbitro marcou penálti a favor do Estoril, mas a decisão foi revertida após consulta ao VAR
  4. Pedro Álvaro e João Carvalho tiveram exibições contrastantes pelo Benfica

Rui Borges rejeita rumores sobre saída do Vitória de Guimarães

  1. Rui Borges tem contrato com o Vitória de Guimarães até 2026
  2. Rui Borges diz que a sua prioridade é o Vitória de Guimarães e que não falou com o seu representante sobre uma possível saída
  3. Rui Borges afirma que a sua equipa dominou o jogo frente ao Nacional mas faltou-lhe eficácia na finalização
  4. Rui Borges rejeita a ideia de que a equipa foi penalizada pela passividade da defesa