O avançado sueco em destaque na Europa
O prolífico goleador Viktor Gyökeres, do Sporting, não passou despercebido na Europa, especialmente após o his hat-trick frente ao Manchester City. Com a saída de Rúben Amorim para o Manchester United, o avançado sueco já está a ser associado a uma potencial transferência para a Premier League.
Elogios de Micah Richards
Micah Richards, o antigo internacional inglês e comentador desportivo, considera Gyökeres como uma peça «perfeita» para o United, como explicou no podcast The Rest is Football: «Ele foi excecional contra o City. No lugar do Manchester United, eu comprava o Gyökeres amanhã. A equipa tem o Hojlund e o Zirkzee, e estes jogadores não têm aquela velocidade louca, aquele poder na corrida. O Gyökeres está sempre a fazer corridas por detrás da defesa, não só no centro, mas também pela esquerda e pela direita. Ele esticou a defesa do Manchester City, que não conseguiu lidar com isso.»
Portanto, Richards argumenta que «Gyökeres é perfeito para o que o Manchester United precisa»: «A forma como a equipa joga, os alas têm de correr muito, mas por vezes estão isolados e precisam de alguém que faça corridas em profundidade e nem todos se aproximam para receber a bola.»
Amorim quer reter Gyökeres
Após a goleada sobre o Manchester City, Rúben Amorim desejou que Gyökeres não saísse dos Leões em janeiro - «O Viktor é um jogador do Sporting que fez muito por ele, foi buscá-lo à segunda divisão. O que o Gyökeres tem de fazer é terminar a época no Marquês», disse na altura à Sport TV.
Shearer quer Gyökeres no Newcastle
Por outro lado, Alan Shearer, o maior goleador de sempre da Premier League e lenda do Newcastle, gostaria que o avançado do Sporting fosse contratado pelos Magpies.
«O Gyökeres está a marcar golos aos montes pelo Sporting. O Rúben Amorim vai para o Manchester United, mas já disse que não vai contratar jogadores do seu antigo clube em janeiro», explicou Shearer num artigo de perguntas e respostas d'O Athletic, quando questionado sobre que avançado contrataria para o Newcastle.
«Tens de procurar os melhores jogadores e o Gyökeres é a melhor opção agora. Depende de quanto o Newcastle está disposto a gastar», acrescentou Shearer.
Scholes elogia Amorim
Entretanto, Paul Scholes, a lenda do Manchester United, mudou de opinião sobre Rúben Amorim. Se quando o nome do treinador português foi mencionado, considerava-o «uma opção arriscada», preferindo um treinador mais experiente, agora a lenda do United tem um discurso diferente.
«Estou muito entusiasmado. Temos estado à procura de treinadores e jogadores que não tivemos qualquer concorrência para tentar contratar. Especialmente alguns jogadores que clubes como o Barcelona, o Manchester City e o Liverpool não estavam a seguir», disse Scholes em entrevista à TNT Sports.
«Acho que com o Rúben Amorim, toda a gente que olha fica um pouco invejosa, porque alguns deles queriam-no muito. Sei que o City falou nele para quando o Pep [Guardiola] sair, por isso ele foi bem avaliado», acrescentou.
«Isto é algo que não tínhamos antes. Tínhamos o [Louis] Van Gaal, que conseguir um grande trabalho naquela fase da carreira foi uma surpresa. Para o [José] Mourinho, provavelmente o seu último grande trabalho, e foi um pouco surpreendente por causa da rivalidade com o Chelsea. Este é o primeiro [treinador] que pensas, 'sim, este é um verdadeiro golpe'. Ficámos à frente de três, quatro, cinco grandes clubes da Europa e é emocionante. Mal posso esperar para ele chegar», concluiu Scholes.