A Sporting SAD realizou na segunda-feira uma Assembleia Geral onde foram aprovadas várias propostas, incluindo a atribuição de um prémio de 180 mil euros ao presidente Frederico Varandas, bem como um aumento no seu salário.
Segundo explicações prestadas, este valor de 180 mil euros diz respeito ao «desempenho desportivo e financeiro do Sporting em 2023/24». Além disso, Frederico Varandas também foi aumentado no seu salário fixo, passando a receber 300 mil euros (mais 60 mil euros), e terá ainda 300 mil euros em valores variáveis (mais 120 mil euros).
Remunerações da restante direção
A restante direção executiva da Sporting SAD também foi premiada, com bónus até 142,5 mil euros. De acordo com o presidente da Mesa da Assembleia Geral, Bernardo Ayala, «não há uma única vírgula, um único cêntimo, um único euro que não seja de conhecimento público» relativamente a estas remunerações.
Ayala explicou que a remuneração variável aprovada «se reporta ao desempenho desportivo e financeiro da época passada, a época que terminou a 30 de julho», quando o Sporting se sagrou campeão e chegou às competições europeias. Estas políticas de remuneração foram aprovadas «por larga maioria» na Assembleia Geral.
Outras medidas aprovadas
Outra das medidas aprovadas foi a autorização de conceder ao Conselho de Administração uma ou mais emissões obrigacionistas até 100 milhões de euros. Segundo Bernardo Ayala, a Comissão de Acionistas pretende que a política de remuneração da Sporting SAD seja «absolutamente transparente», com tudo a ser «de conhecimento público».
O presidente da Mesa da Assembleia Geral frisou que «não há uma única vírgula, um único cêntimo, um único euro, rigorosamente nada que não seja de conhecimento público. Tudo foi publicado no site da CMVM, aquilo que hoje é aprovado».