Sócios do Sporting aprovam contas e compra do Alvaláxia em Assembleia Geral

  1. Os sócios do Sporting aprovaram hoje as contas referentes ao exercício 2023/24 e a compra do Alvaláxia, ambos com votação favorável acima de 90%
  2. 2.710 sócios votantes participaram na Assembleia Geral
  3. As contas de 2023/24 foram aprovadas com 95,15% dos votos
  4. O resultado líquido positivo do clube foi de 21,1 milhões de euros
  5. A compra do Alvaláxia foi aprovada com 96,09% dos votos favoráveis

Os sócios do Sporting Clube de Portugal aprovaram esta quarta-feira, em Assembleia Geral realizada no Pavilhão João Rocha, em Lisboa, as contas referentes ao exercício 2023/24 e a compra do complexo comercial Alvaláxia, ambas com votações favoráveis acima de 90%.

De acordo com o presidente da Mesa da Assembleia Geral, João Palma, as propostas "foram ambas aprovadas" com "votações esmagadoras", demonstrando que "o clube está hoje unido". A Assembleia contou com a participação de 2.710 sócios votantes.

Aprovação das Contas 2023/24

As contas relativas ao exercício 2023/24 foram aprovadas com 95,15% dos votos, revelando uma "ampla nota positiva dada pelos associados a um resultado líquido positivo de 21,1 milhões de euros no clube", de acordo com o relatório de gestão e contas.

Este valor contrasta com os 431 mil euros do exercício anterior, seguindo-se aos 12,1 milhões de resultado líquido positivo da SAD dos "leões", já anunciados em setembro.

Compra do Alvaláxia

A proposta de aquisição do complexo comercial Alvaláxia, localizado junto ao Estádio José Alvalade, foi aprovada com 96,09% dos votos favoráveis. O espaço foi alienado em 2007, durante a presidência de Filipe Soares Franco, e o objetivo é agora criar um novo "espaço de entretenimento", seja em dias de jogo ou não.

Segundo João Palma, a aprovação "demonstra primeiro capacidade financeira para comprar" e faz parte de uma "estratégia do Sporting de comprar património para rentabilizar", como tem feito nos últimos anos.

Reação do Presidente da Mesa da Assembleia Geral

Em declarações à Sporting TV, João Palma afirmou que a Assembleia Geral "aconteceu de forma muito ordeira" e que "o estado de pacificação do clube espelhou-se hoje". O presidente da Mesa da Assembleia Geral sublinhou ainda a "presença de muitos jovens" e que "as pessoas vão para a AG porque confiam que tudo vai correr bem".

Palma considerou que as "percentagens esmagadoras" nas votações "significam que o clube está muito unido", fruto das "vitórias que tem conquistado" e da "saúde financeira" do Sporting.

FC Porto toma medidas disciplinares após festa de aniversário de jogador ultrapassar hora de recolher

  1. Jogadores do FC Porto desrespeitaram regras do clube durante festa de aniversário
  2. Festa de aniversário de Otávio deveria ter terminado às 20h, mas prolongou-se até às 4h da madrugada
  3. Quatro jogadores, incluindo Otávio, Tiago Djaló e William Gomes, foram visados por terem ficado na festa depois da hora do recolher obrigatório
  4. Direção do FC Porto decidiu instaurar processos disciplinares aos jogadores que desrespeitaram as normas internas do clube