SJPF apoia queixa contra novos formatos da FIFA para Mundiais de Clubes e Selecções

  1. SJPF apoia queixa contra novos formatos da FIFA
  2. Calendário de competições está sobrecarregado
  3. Futebolistas apresentam sinais de fadiga
  4. Precisa-se de calendários eficientes para a saúde e bem-estar dos jogadores

O Sindicato de Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF) expressou o seu apoio à queixa apresentada pelas Ligas Europeias e pela Federação Internacional das Associações de Futebolistas (FIFPro) contra a FIFA, relativamente ao novo formato do Mundial de Clubes em 2025, com 32 equipas, e do alargamento para 48 selecções no Mundial de 2026.

Segundo o presidente do SJPF, Joaquim Evangelista, os novos modelos da Liga dos Campeões, Liga Europa e Liga Conferência "exigem uma reflexão". "O Mundial de clubes foi uma 'gota' num 'oceano' a transbordar. Critico a forma unilateral e até antidemocrática como o calendário foi imposto, sem consensualização e com a necessidade de articular um calendário já sobrecarregado", afirmou.

Evangelista realça que tanto os futebolistas das ligas mais sonantes, como aqueles das ligas pequenas e médias, nas quais inclui a portuguesa, apresentam sinais crescentes de fadiga. O dirigente acredita que a solução para o problema exige "olhar para as competições como um todo", com vista a "calendários eficientes" que garantam "a saúde e o bem-estar" dos jogadores.

"A conjugação destes calendários afeta o rendimento, a qualidade do jogo, mas sobretudo a saúde física e mental dos jogadores. Esse é o grande desafio do futebol nos próximos anos", reitera Joaquim Evangelista.

A queixa da FIFPro e das Ligas Europeias decorre em paralelo com ações semelhantes, interpostas pela Liga espanhola no tribunal de comércio de Bruxelas e pelos Sindicatos de jogadores de Inglaterra, França e Itália.

Sporting procura extremo para reforçar ataque

  1. Sporting quer Jota Silva por empréstimo com opção de compra.
  2. Yeremay Hernández tem cláusula de rescisão de 100 milhões de euros.
  3. Kevin marcou nove golos e fez quatro assistências na época passada.
  4. Contratação de um extremo pode superar os 24 milhões de euros.

Braga vence Lincoln Red Imps por 4-0 em jogo da Liga Europa

  1. SC Braga venceu o Lincoln Red Imps por 4-0 na primeira mão do play-off da Liga Europa.
  2. Carlos Vicens: "Estou contente com o resultado. Tivemos ocasiões para construir um resultado maior."
  3. Juan Bezares: "Saímos com a sensação de que pelo menos dois golos podiam ser evitados."
  4. Bernardo Lopes: "O regresso a Portugal é uma mistura de sentimentos. Por um lado, foi bom, mas talvez o resultado não tenha sido o ideal."