Carlos Xavier, antigo jogador do Sporting, pediu desculpas a Mehdi Taremi após fazer comentários polémicos sobre o avançado iraniano. No programa da Sporting TV, Carlos Xavier referiu-se a Taremi como 'o muçulmano' e criticou a sua forma de jogar no FC Porto-Arouca. No entanto, o ex-jogador esclareceu mais tarde que apenas se referia à forma de jogar de Taremi e não teve a intenção de ser xenófobo ou racista.
Num comunicado emitido posteriormente, Carlos Xavier explicou: 'Quero pedir desculpa ao Taremi pelas palavras que proferi. Longe de mim querer atingir quem quer que seja; longe de mim usar palavras xenófobas ou racistas, quando tenho amigos de todas as cores e de todas as religiões'. O ex-jogador também expressou a sua apreciação pelo trabalho que Taremi tem feito pelo seu país.
As declarações de Carlos Xavier causaram controvérsia e foram duramente criticadas pelo FC Porto. O clube azul e branco considerou os comentários de Carlos Xavier como 'discurso xenófobo, racista e de ódio' e pediu a intervenção das autoridades competentes. O presidente do FC Porto, Pinto da Costa, também comentou o caso, questionando se as entidades vão reagir e protestar contra essas declarações.
É importante destacar que a polémica ocorreu apenas quatro rondas na Primeira Liga, mostrando como o futebol português tem sido envolto em várias polémicas desde o início da temporada. No entanto, o pedido de desculpas de Carlos Xavier demonstra uma tentativa de retratação e reconhecimento do erro cometido.'