Adán despede-se do Sporting com gratidão e sem mágoa

  1. Adán deixa o Sporting após 4 épocas
  2. Conquistou 2 campeonatos em 4 épocas
  3. Recuperado a 100% de lesão muscular
  4. Relação de respeito com José Mourinho
  5. Deseja voltar a jogar em Espanha

Depois de quatro épocas ao serviço do Sporting, o guarda-redes espanhol Antonio Adán deixa o clube leonino após não ter conseguido renovar automaticamente o contrato devido a uma lesão que o afastou do final da temporada. Em entrevista à Rádio Marca, o guardião de 37 anos fez um balanço positivo da sua passagem por Alvalade e mostrou-se grato pelo período que lá viveu.

Adán, que está recuperado a 100% da lesão muscular na coxa esquerda, aceitou com «normalidade» a decisão comunicada pelo clube, reiterando que não fica com qualquer mágoa.

«Estou tremendamente agradecido ao Sporting»


«Estou tremendamente agradecido ao Sporting, ao mister, ao presidente e a todos os elementos do clube pelo período que estive no Sporting. É bom ficar com o positivo, que são os títulos, os êxitos, a continuidade que tive e o número de jogos que disputei. As lesões nunca chegam num momento adequado, aconteceu assim. Mas tenho de guardar o positivo, olhar para o futuro e há coisas que não posso controlar, que são as decisões dos outros. O objetivo é recuperar e estar a cem por cento.», afirmou o guarda-redes espanhol.

Balanço positivo da passagem pelo Sporting


Adán destacou sempre o lado positivo da sua passagem pelo Sporting, sublinhando a conquista de dois campeonatos em quatro épocas. «A caminhada foi positiva, sobretudo pela conquista do campeonato. Ganhámos dois campeonatos em quatro épocas. Tivemos muitos títulos, muitas finais disputadas e um balanço positivo. Foi um campeonato em que acabámos com grande distância para o segundo classificado, numa liga que é muito difícil. Os três grandes perdem poucos pontos e tínhamos de fazer um campeonato praticamente perfeito. Em casa conseguimos ganhar todos os jogos e isso significa que no final ficamos mais perto do título.»

O guardião não esqueceu a homenagem de que foi alvo no último jogo da época, em Alvalade com o Chaves, que serviu de consagração do título: «Foi um momento espetacular.»

Semelhanças entre Portugal e Espanha


Questionado sobre as semelhanças entre o futebol português e espanhol, Adán destacou a rivalidade entre o Sporting e o Benfica, comparando-a à que existe em Sevilha entre o Betis e o Sevilha. «Vejo que a cultura dos adeptos do Sporting e do Benfica é semelhante à que se vive em Sevilha entre o Betis e o Sevilha. Há muito confronto durante o ano entre os jogos do campeonato e da Taça de Portugal e sente-se isso também na rua em todos os jogos.»

Relação com José Mourinho


Recordando a época 2021/2013, quando deixou o Real Madrid, Adán falou sobre a sua saída do clube merengue, explicando que as pessoas ficaram com «aquela situação confusa». No entanto, o guarda-redes referiu que tem uma relação de «respeito» com José Mourinho, técnico com quem trabalhou no Real Madrid e que agora vai «muito aos estádios do Sporting, Benfica e FC Porto».

Futuro


Quanto ao seu futuro, Adán revelou que o objetivo é «preparar-me para estar a cem por cento». O guardião espanhol gostaria de «voltar a Espanha, estar algum tempo lá», afirmando que «veremos com a família o que vamos decidir. Gostaria muito de poder sentir outra vez o que é a liga espanhola.»

Bruno Lage, o analgésico certo na hora certa no Benfica

  1. Lage chegou à Luz com a prioridade de mudar o ambiente negativo que se vivia no clube
  2. «a gestão mental ainda é a charneira de uma equipa de futebol»
  3. Lage provou ter sido o analgésico certo na hora certa
  4. Uma substituição de treinador no decorrer da época traz efeitos imediatos, mas os efeitos a longo prazo, quando se esvaziar o balão da novidade, são mais difíceis

Benfica e FC Porto enfrentam problemas com lesões de jogadoras e guarda-redes

  1. Christy Ucheibe, defesa do Benfica, sofreu entorse no tornozelo esquerdo e enfrenta paragem de 6 semanas
  2. Ucheibe teve de ser substituída aos 31 minutos num jogo da Liga dos Campeões
  3. Samuel Portugal, guarda-redes do FC Porto, falhou treino devido a contusão na mão esquerda
  4. Samuel Portugal ainda não fez qualquer jogo oficial desde que chegou ao FC Porto no verão

Ex-diretor de comunicação do FC Porto critica nova Comissão Executiva por não divulgar salários

  1. O antigo diretor de comunicação do FC Porto, Francisco J. Marques, criticou a atual Comissão Executiva do clube por omitir os salários dos seus membros no Portal da Transparência
  2. Marques considerou que só tornando públicos os salários da Comissão Executiva haverá transparência
  3. Marques afirmou que a anterior administração tinha salários públicos, mas a atual esconde os salários de 3 membros da Comissão Executiva
  4. Marques questionou o valor de 350 mil euros anuais da remuneração de Pereira da Costa, administrador do FC Porto

Kerem Akturkoglu: a nova estrela do Benfica

  1. Fredy jogou no Belenenses e atualmente joga no Bodrumspor
  2. Kerem Akturkoglu foi campeão nas últimas duas épocas pelo Galatasaray
  3. Fredy enfrentou Kerem Akturkoglu por 5 vezes pelo Antalyaspor
  4. Kerem Akturkoglu é uma nova estrela do Benfica

Rui Borges confiante apesar do desafio do FC Porto

  1. Rui Borges, treinador do Vitória de Guimarães, confiante no seu processo e no valor da sua equipa
  2. Lamenta a falta de valorização do trabalho bem feito na sociedade portuguesa
  3. Acredita que o FC Porto possa fazer alterações na frente e colocar muita intensidade
  4. Concentração será essencial para um «belíssimo jogo» contra o FC Porto