Sporting multado em 11.090 euros
O Conselho de Disciplina (CD) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) publicou esta quinta-feira o mapa de castigos referente aos jogos da última jornada do campeonato, com a receção do Sporting ao Chaves a destacar-se pelas pesadas multas aplicadas.
No total, os leões vão pagar uma fatura bem alta pelo clima de festa no derradeiro encontro no Estádio José Alvalade, com o comportamento dos adeptos a originar uma multa de 11.090 euros. De acordo com o CD, a maior parcela da sanção, no valor de 9.560 euros, tem por base a utilização de pirotecnica ao longo da partida, com a utilização de «3 potes de fumo, 20 petardos, 6 flashlight e 6 tochas incandescentes». Recorde-se que, já na 2ª parte, também foi lançado fogo de artifício na superior sul de Alvalade.
Além disso, o Sporting foi ainda multado por «entrada e permanência de objetos não autorizados», nomeadamente a exibição de várias faixas em zonas que não ficam no regulamento das zonas ZCEAP, vulgo zona do 'cartão do adepto'. Segundo a descrição do CD, as faixas continham as seguintes mensagens: «Sporting Clube de Portugal DUXXI, Campeão (aos 12')», «Directivo 22 anos (aos 14')» e «Orgulho SCP (aos 78')».
Junior Pius expulso e Chaves multado
Do lado do Chaves, clube visitante no jogo de consagração do título do Sporting, há que destacar a explicação e consequente multa para a expulsão de Junior Pius, em lance com Hjulmand, no período de compensação da 1.ª parte. Segundo o relatório do árbitro, o jogador dos flavienses viu cartão vermelho direto devido a uma conduta violenta por «agredir um adversário com uma estalada», o que resultou numa sanção de 408 euros para o Chaves.
Sp. Braga multado em 12.059 euros
Já no jogo entre Sp. Braga e FC Porto, que terminou com a vitória dos dragões por 0-1, os minhotos foram multados em mais de 12 mil euros. A maior parcela (9.560 euros) corresponde a comportamento incorreto do público, com o uso de artefactos pirotécnicos e cânticos a visar o árbitro. Além disso, o Sp. Braga foi punido por um adepto ter arremessado uma «garrafa plástica, com tampa e água no interior» e esta ter atingido o braço esquerdo de Vítor Bruno, adjunto do FC Porto, num incidente que resultou numa multa de 1.224 euros.
No total, as multas aplicadas pelo CD da FPF aos clubes portugueses nesta última jornada ultrapassam os 23 mil euros, com o Sporting a pagar 11.090 euros e o Sp. Braga 12.059 euros, numa temporada marcada por incidentes nos estádios.