Sporting iguala seu melhor início de temporada com vitória sobre o Famalicão

  1. O Sporting de Rúben Amorim alcançou a terceira vitória consecutiva na Liga Portuguesa ao derrotar o Famalicão
  2. O clube igualou seu melhor início de temporada sob o comando de Amorim
  3. No ano passado, o Sporting perdeu oito pontos nas três primeiras jornadas
  4. A consistência é a palavra de ordem para o leão nesta temporada

O início titubeante do Sporting na época passada, com apenas uma vitória (Rio Ave) nas três primeiras jornadas, serviu de exemplo e aprendizagem para o leão de Rúben Amorim. Foi um começar de época aos sobressaltos, agudizada por um calendário exigente por força do Mundial do Catar com jogos atrás de jogos entre o campeonato e a fase de grupos da Liga dos Campeões, que cedo deixou o leão irremediavelmente afastado dos primeiros lugares da classificação e dos seus principais rivais.

Por isso, antes do pontapé oficial para a nova temporada, frente ao Vizela, o treinador sportinguista deixou aviso em jeito de alerta para o seu plantel: ‘Estamos atentos aos oito pontos perdidos ano anterior à 4.ª jornada. Não podemos perder muitos pontos. É uma questão de consistência.’

Em contraponto, neste início de época o leão entrou a ganhar. Somou vitórias difíceis com o Vizela e com o Casa Pia e, no domingo, em Alvalade, frente ao Famalicão, tentará conquistar o terceiro triunfo consecutivo.

Não sendo um feito inédito (ver quadro em anexo), seria apenas a segunda vez em quatro temporadas com Rúben Amorim no comando técnico que o Sporting somaria só vitórias nas três primeiras jornadas. Nas três temporadas anteriores, apenas no início da época de 2021/2022 conseguiu esse registo, com triunfos consecutivos frente Vizela, SC Braga e B SAD.

Em ano de conquista do título (2020/2021) essa série foi interrompida com o empate caseiro diante do rival FC Porto na terceira ronda; no ano passado (2022/2023), ao empate na Pedreira, na primeira jornada frente ao SC Braga, seguiu-se uma vitória caseira com o Rio Ave (2.ª jornada) e pesada derrota com o FC Porto no Dragão (3.ª).

‘Osso duro de roer’

Mais do que a importância de continuar nas lugares cimeiros da classificação, importa ao leão de Amorim cimentar esta sequência de vitórias, sempre moralizadora para qualquer equipa.

É esse o objetivo, sendo que o próximo adversário é tradicionalmente um osso duro de roer para o leão - nestas três últimas épocas, em sete jogos (seis para a Liga e um para a Taça da Liga) o Sporting somou quatro vitórias e três empates. É verdade que nunca perdeu com o Famalicão, é verdade que nos últimos três jogos da Liga a vitória sorriu sempre ao leão, mas este duelo particular com a equipa minhota representa sempre grau de dificuldade elevada.

Sporting celebra aniversários de dois ícones do clube

  1. Nuno Mendes, defesa do PSG, completa 22 anos
  2. Hilário Conceição, o jogador com mais jogos pelos leões (474), celebra 85 anos
  3. Nuno Mendes provocou autogolo na vitória de Portugal sobre a Chéquia
  4. Hilário Conceição representou o Sporting durante 15 temporadas, de 1958 a 1973

Francisco Conceição repete feito histórico do pai Sérgio Conceição na estreia de Portugal no Euro'2024

  1. Francisco Conceição marcou o golo da reviravolta (90+2') na vitória de Portugal sobre a República Checa (2-1) na estreia do Euro'2024
  2. Sérgio Conceição, pai de Francisco, também marcou na estreia de Portugal num Europeu, em 2000 (hat-trick vs Alemanha)
  3. Esta foi a segunda vez na história que um par de pai e filho marcaram num Campeonato da Europa de seleções
  4. Francisco Conceição entrou aos 90 minutos e marcou aos 92', dando uma 'cambalhota' no golo decisivo