O médio do Fulham, João Palhinha, concedeu uma entrevista reveladora a Pedro Pinto, no podcast 1 PARA 1, onde discutiu diversos tópicos, desde a sua jornada no Sporting até às suas perspectivas para o Euro 2024 e a atual temporada desportiva.
Desafios no Início da Carreira no Sporting
João Palhinha recordou os desafios iniciais da sua carreira no Sporting, destacando um período difícil sob o comando de Jorge Jesus: Eu também passei por processos difíceis e lembro-me que, nos meus primeiros anos do Sporting e da equipa A, estive um ano e meio praticamente sem jogar, na altura com Jorge Jesus, ou seja, sentia que o meu papel dentro dessa equipa não era importante. Eu lembro-me que treinava a lateral direito, a defesa central e sentia que não me estavam a dar o valor que merecia, apesar de ser ainda miúdo (21 a 23 anos). Palhinha destacou como o empréstimo para o SC Braga foi crucial para o seu desenvolvimento e sucesso posterior.
Elogios a Rúben Amorim
O médio também elogiou o treinador Rúben Amorim, com quem trabalhou tanto no SC Braga como no Sporting, destacando a influência positiva do técnico em sua carreira: O Rúben sempre foi um treinador que eu admirei, desde os tempos do SC Braga. Sempre teve aquele à vontade e aquela ligação com o jogador muito próxima. Sempre tivemos uma excelente ligação e sempre me puxou para cima. Palhinha reconheceu a importância de Amorim na conquista de títulos e no seu crescimento como jogador.
Confiança e Perspetivas
Além disso, Palhinha expressou confiança no Sporting na atual temporada, afirmando: Na minha opinião, o Sporting este ano era o candidato maior a vencer o título. Acho que é de longe a equipa que melhor joga em Portugal. Ainda não vi nenhuma equipa em Portugal a conseguir dominar o jogo contra o Sporting e acho que se continuarem assim neste andamento, parece-me que o título vai ser, este ano, outra vez verde e branco. O médio elogiou os reforços do clube e destacou a qualidade da equipa sob o comando de Amorim.
Euro 2024 e Futuro
No que diz respeito ao Euro 2024, Palhinha partilhou a sua crença na capacidade da seleção portuguesa de alcançar a final, elogiando o selecionador Roberto Martínez: Eu sinto o grupo muito motivado, muito feliz também com esta vinda do Mister Roberto Martínez. Acho que trouxe algo de novo e que estávamos sinceramente todos a precisar na Seleção. Palhinha destacou a importância de Cristiano Ronaldo na equipa e a pressão que o capitão enfrenta quando os resultados não são positivos.
Motivação e Gratidão
Em relação à sua mudança para o Fulham, Palhinha revelou as suas motivações e o desejo de regressar a Portugal no futuro: Não cheguei a ganhar uma Taça de Portugal, foi a única competição que não tive a felicidade de ganhar, mas espero um dia ainda vir a ganhar quando regressar a Portugal. O médio expressou gratidão pela sua jornada até agora e deixou em aberto as possibilidades futuras.
João Palhinha, com a sua determinação e talento, continua a deixar a sua marca no futebol português, tanto a nível de clube como de seleção, e promete mais sucessos no seu percurso desportivo.