O judoca João Fernando, da categoria -81 kg, conquistou a medalha de bronze no Grand Prix da Áustria, na Tipz Arena, em Linz. Após derrotar o ucraniano Mykhailo Svidrak, João Fernando expressou alívio e felicidade pela conquista, destacando a importância de não se preocupar com o ranking de qualificação olímpica. «Como é que me sinto? Aliviado por ter ganho esta medalha. Feliz, mas, acima de tudo, aliviado pois não sei como está o ranking [de qualificação olímpica] — não me cabe a mim ver isso e nem gosto», afirmou o judoca de 24 anos.
João Fernando, que ocupa o 32.º lugar no ranking mundial e o 26.º lugar de apuramento para os Jogos de Paris-2024, ressaltou a importância de focar em alcançar o pódio em cada prova. O atleta do Sporting revelou: «Tenho um objetivo, mas, para já, é chegar ao pódio em cada prova. Acho que ainda não é suficiente [para se qualificar para os Jogos]. Sinceramente, também prefiro não saber. Pelo menos andei para a frente e são pontos [350] que entram para o ranking».
Além disso, João Fernando destacou a superação de uma fase difícil, mencionando que estava numa fase má nas últimas competições. No entanto, o judoca mostrou determinação em continuar a lutar pelo sonho olímpico: «Espero ter mais», afirmou.