O treinador do Santa Clara, Vasco Matos, mostrou-se hoje orgulhoso pela “época extraordinária”, mas afirmou que a equipa não se guia pelo acesso às competições europeias, apesar de querer vencer o derradeiro jogo da I Liga de futebol. “O objetivo continua a ser o mesmo. É ganhar o próximo jogo. Obviamente que, se o ganharmos, poderá acontecer [o acesso à Europa], mas não é isso que nos move. Não é isso que nos guia”, disse Vasco Matos.
Por outro lado, o treinador do Sporting, Rui Borges, admitiu que existe alguma ansiedade para o encontro de sábado com o Vitória de Guimarães, que poderá garantir a conquista da I Liga de futebol, e lamentou a ausência de Hjulmand. “Estaria a mentir se dissesse que não estou um bocadinho ansioso. Temos de saber lidar com essa ansiedade e transformá-la em energia boa. É pedir aos adeptos que se mantenham iguais a si próprios. Têm sido fantásticos, incríveis. Acredito muito que merecem ser bicampeões e esse é o grande objetivo de todos”, afirmou Rui Borges.
Objetivos e Motivações
Vasco Matos também elogiou a época do Santa Clara, destacando a criação de um grande grupo e a honestidade entre todos. “Foi uma época extraordinária, mas não me quero concentrar muito nisso [no acesso à Europa]. Desde que aqui chegámos as coisas têm corrido muito bem. Criámos um grande grupo. Um compromisso muito grande entre todos. Uma honestidade muito grande. Isso deixa-nos muito orgulhosos”, elogiou o treinador.
Já Rui Borges abordou a possível saída de Viktor Gyokeres no final da temporada, numa semana em que a imprensa desportiva falou bastante do interesse do Arsenal. “Vejo-o focado em ajudar a equipa e em ser campeão. É isso que quer. É por isso que digo que é um grande grupo. Às vezes, poderiam existir egos, mas não existem. Por tudo o que se fala do Viktor, pelo peso que teve ao longo da época. Tenho a certeza que fará um grande jogo”, concluiu.
Análise Tática
Em termos de estratégia, o Santa Clara e o Sporting parecem ter abordagens diferentes. Enquanto Vasco Matos se concentra em ganhar o próximo jogo, Rui Borges está mais preocupado com a ansiedade e a pressão que pode afetar a equipa.
No entanto, ambos os treinadores concordam que a motivação e o espírito de equipa são fundamentais para o sucesso. “Acredito muito que merecem ser bicampeões e esse é o grande objetivo de todos”, disse Rui Borges, enquanto Vasco Matos destacou a importância de “criar um grande grupo” e “ter uma honestidade muito grande” entre os jogadores.
Conclusão
Em resumo, tanto o Santa Clara como o Sporting estão focados nos seus objetivos, com Vasco Matos a destacar a importância de ganhar o próximo jogo e Rui Borges a lamentar a ausência de Hjulmand, mas confiante no espírito coletivo da equipa.