O defesa central Sikou Niakaté, que esteve afastado da equipa do SC Braga durante um mês devido a uma lesão muscular, está recuperado e pronto para regressar às convocatórias do treinador Carlos Carvalhal. Após ter sido substituído ainda durante o primeiro tempo da vitória por 1-0 sobre a Lazio, na última ronda da Liga Europa, o jovem alemão Bright Arrey-Mbi ganhou o lugar ao lado do experiente Paulo Oliveira na defesa dos arsenalistas.
No entanto, na eliminação da Taça de Portugal diante do Benfica, no Estádio da Luz, Carvalhal optou por retirar Arrey-Mbi e Fran Navarro ao intervalo, lançando Robson Bambu no eixo defensivo e Navarro na frente de ataque. Esta parece ser a solução que o técnico vai repetir para a deslocação ao terreno do Rio Ave, numa partida da 24.ª jornada da Liga.
Carvalhal reencontra o Estádio dos Arcos
Neste regresso ao Estádio dos Arcos, Carvalhal reencontra um palco que conheceu bem na temporada 2019/20, antes de regressar ao comando do SC Braga. Nesse período, o treinador de 59 anos nunca perdeu em Vila do Conde, somando três empates, com os bracarenses, o Marítimo e o Belenenses.
Todavia, o SC Braga não tem tido vida fácil nas visitas ao reduto do Rio Ave nos últimos 20 anos, tendo apenas conseguido quatro vitórias neste período. O último triunfo dos guerreiros data da presente temporada (3-2), mas, de uma forma geral, os duelos têm sido equilibrados, com os vilacondenses a vencerem em cinco ocasiões e sete empates (quatro sem golos) a serem registados.