Luís Freire deixa o comando técnico do Rio Ave

  1. Luís Freire deixa o comando técnico do Rio Ave
  2. Luís Freire chegava aos 39 anos no dia da saída do clube
  3. Rio Ave está no 14.º lugar da I Liga com 9 pontos
  4. Luís Freire é o segundo treinador com mais jogos na história do Rio Ave

O Rio Ave prescindiu dos serviços de Luís Freire após uma série de resultados insatisfatórios na presente edição da I Liga. O técnico, que celebra hoje o seu 39.º aniversário, deixa o clube de Vila do Conde na 14.ª posição da classificação, com apenas 9 pontos conquistados em 10 jornadas.

Segundo apurou o Desporto ao Minuto, a direção do clube "perdeu a paciência face ao contexto atual da crise de resultados" e chegou a um acordo com Luís Freire para a rescisão do contrato.

Regresso à I Liga e período de limitações

Luís Freire chegou ao Rio Ave em 2021/22 e logo na sua primeira época conseguiu guiar a equipa de volta à elite do futebol português. No entanto, nos dois anos seguintes, o técnico enfrentou um período particularmente desafiante, uma vez que o clube "não podia inscrever novos jogadores, por imposição da FIFA".

Nesta temporada, Luís Freire passou a trabalhar com 18 novos atletas no plantel, alguns deles "impostos pela SAD do Rio Ave". Ainda assim, conseguiu manter a equipa na I Liga, com um registo de 2 vitórias, 3 empates e 5 derrotas.

Segundo treinador com mais jogos na história do Rio Ave

Apesar da saída, Luís Freire deixa o Rio Ave com uma marca importante na história do clube. O técnico é o segundo treinador com mais jogos no comando da equipa, ficando apenas atrás de Rúben Amorim, que está de saída para o Manchester United.

"Luís Freire já não é o treinador do Rio Ave, depois de ter chegado a acordo com o emblema de Vila do Conde para a rescisão do contrato", confirmou o Maisfutebol. O clube já se encontra no mercado à procura do novo técnico, que deverá ser anunciado em breve.

Confrontos com os primeiros classificados

Um dos aspetos a salientar no percurso de Luís Freire no Rio Ave é o facto de a equipa ter enfrentado os quatro primeiros classificados da I Liga (Sporting, FC Porto, Benfica e Sporting de Braga) sempre na condição de visitante. Nestes jogos, o Rio Ave sofreu quatro derrotas.

Apesar desta série negativa, o técnico conseguiu um feito importante na época passada: "ficou sensivelmente um ano sem permitir que nenhum adversário sorrisse nos Arcos".

FC Porto toma medidas disciplinares após festa de aniversário de jogador ultrapassar hora de recolher

  1. Jogadores do FC Porto desrespeitaram regras do clube durante festa de aniversário
  2. Festa de aniversário de Otávio deveria ter terminado às 20h, mas prolongou-se até às 4h da madrugada
  3. Quatro jogadores, incluindo Otávio, Tiago Djaló e William Gomes, foram visados por terem ficado na festa depois da hora do recolher obrigatório
  4. Direção do FC Porto decidiu instaurar processos disciplinares aos jogadores que desrespeitaram as normas internas do clube

Rui Borges comenta possível transferência de Marcus Edwards para o Burnley

  1. Rui Borges comentou o aproveitamento de Marcus Edwards no Sporting CP.
  2. O Burnley pode ser obrigado a comprar Edwards por 11 milhões de euros se subir à Liga Inglesa.
  3. Rui Borges: “Comigo pouco nada e jogou. Para trás, jogou algumas vezes, outras vezes não, é o normal com todos os jogadores. De resto, e em relação à saída, tem mais a ver com a estrutura do que comigo”.
  4. A possível saída de Edwards levanta questões sobre a gestão de talentos no Sporting CP.