O Gent oficializou, esta sexta-feira, a contratação a título definitivo do extremo Hélio Varela. O internacional cabo-verdiano assinou contrato com o conjunto belga até 2028, deixando assim o Portimonense após três temporadas ao serviço dos algarvios.
O Gent não revelou valores do negócio, mas, conforme adiantou A BOLA, o Portimonense encaixou cerca de 5 milhões de euros por 80 por cento do passe do atleta de 22 anos. Hélio Varela vai assinar por quatro épocas com o emblema belga e 'deixa' 5 milhões de euros nos cofres da SAD do Portimonense; o emblema algarvio reserva ainda 20 por cento dos direitos económicos do jogador.
Sonho cumprido de Hélio Varela
«É incrível poder jogar pelo Gent. Pude acompanhar o jogo contra o Silkeborg [a contar para a qualificação da Liga Conferência] neste belo estádio e espero que haja muitas mais vitórias. De qualquer forma, é meu objetivo mostrar o meu melhor futebol aos adeptos. Estes são os meus primeiros dias na Bélgica, mas já gosto», afirmou Hélio Varela aos meios oficiais do clube belga.
Percurso no futebol português
A formação de Hélio Varela passou por vários clubes em Portugal. O avançado jogou nas escolas do Monte da Caparica, Charneca Caparica, Cova da Piedade, Vitória de Setúbal e Amora, clube onde fez a estreia como profissional, na temporada 2020/21. No ano seguinte, transferiu-se para o Sintrense e, 26 jogos depois, rumou ao algarve para representar a equipa Sub-23 do Portimonense.
Varela deu nas vistas em Portimão e não demorou a ser promovido à equipa principal, na temporada 2023/24, que culminou com a descida de divisão do Portimonense. Em Portimão, pela equipa principal, o cabo-verdiano marcou 6 golos e assistiu para outros 4, em 37 partidas realizadas.