Esta sexta-feira, teremos mais um emocionante dérbi algarvio entre Portimonense e Farense. Um confronto que já tem uma longa história e que sempre desperta muita paixão entre os adeptos das duas equipas. Os antigos jogadores José Rafael e Francisco Barão, que tiveram a oportunidade de disputar estes duelos intensos, partilham as suas recordações e expectativas para o jogo.
José Rafael, antigo avançado do Farense, recordou o primeiro encontro entre as equipas na Primeira Liga em 1983. Ele relembra um ambiente fantástico e um jogo emocionante: «Foi um jogo com ambiente de sonho. Não há palavras. Fiz três golos. Invalidaram-me o golo mais bonito. Isso provocou uma invasão de campo. Tentaram arrancar a vedação, tentaram entrar para dentro do campo, porque foi um golo que foi invalidado injustamente.» José Rafael lamenta que, na época, não houvesse VAR para corrigir a decisão do árbitro.
Francisco Barão, antiga glória do Sporting e ex-jogador do Portimonense, também recorda com entusiasmo estes confrontos regionais: «Os dérbis são sempre dérbis. Seja onde for. Dérbis do Porto, dérbis do Minho, dérbis de Lisboa... e o dérbi do Algarve era Farense e Portimonense. Naquela altura, havia uma luta muito grande. Quem era a melhor equipa do Algarve ou quem era a equipa do Algarve que se classificava melhor. Não é só um dérbi regional, era também um dérbi de interesses, de classificação, de sermos melhores. Mexia sempre connosco - não quer dizer que nos outros jogos não entrássemos com vontade enorme de ganhar, mas há sempre qualquer coisa extra.» Barão destaca a intensidade e a rivalidade destes duelos.
Ao longo dos anos, Portimonense e Farense já se enfrentaram 68 vezes, com 25 vitórias para o Portimonense, 27 vitórias para o Farense e 16 empates. Na Primeira Liga, nunca uma equipa venceu na casa do rival, com seis empates em 12 jogos. A última partida entre as equipas terminou com uma vitória do Farense por 4-0. A rivalidade continua viva e ambos os antigos jogadores estão entusiasmados com o confronto desta sexta-feira.
José Rafael acredita na vitória do Farense: «Confio no trabalho de José Mota e ambiciono a vitória para terminar a primeira volta com uma das melhores classificações de sempre.» Já Francisco Barão espera uma boa época para o Portimonense e, por ser um dérbi, também espera ficar à frente do Farense.
O dérbi algarvio é sempre um momento de emoção e rivalidade intensas. Os adeptos de ambas as equipas estão ansiosos por assistir a mais um episódio desta longa história de confrontos. Quem sairá vitorioso desta vez? A resposta será revelada no relvado esta sexta-feira.