O Nacional atravessa um período de tranquilidade e bons resultados, com três vitórias nos últimos cinco jogos, enquanto o Estoril Praia vive um dos melhores momentos da sua história, com uma série de cinco triunfos consecutivos no campeonato.
Apesar de estarem em fases distintas da temporada, ambas as equipas estão cada vez mais próximas do objetivo da manutenção na Liga Portugal. O treinador do Nacional, Tiago Margarido, destacou que o Estoril é «um osso duro de roer», elogiando a recuperação de jogadores importantes como Holsgrove e a contratação de Rafik Guitane.
Por sua vez, o técnico do Estoril Praia, Ian Cathro, falou do bom momento da equipa e da relação cada vez mais forte com os adeptos: «Agora, sabemos competir e os jogadores sabem o que têm de fazer. Todos os jogadores trabalham muito, todos os dias, e o que temos dentro da equipa como está agora, a crescer cada vez mais com a bancada. Para mim, estes valores têm mais importância.»
O último confronto entre as duas equipas, na Choupana, não correu bem para o Nacional, que agora procura dar uma resposta forte em casa. Já o Estoril Praia quer dar continuidade à sua série positiva de resultados.