Vasco Sousa, médio de 22 anos, encara a sua chegada ao Moreirense como um novo começo na sua trajetória profissional. O jogador, emprestado pelo FC Porto até ao final da época 2025/26, expressou a sua satisfação por esta nova etapa. Após uma paragem forçada devido a uma fratura no perónio da perna direita, sofrida em fevereiro, Vasco Sousa mostra-se motivado para voltar aos relvados.
O Moreirense terá a possibilidade de adquirir 80% do passe do jogador por 8 milhões de euros, após Vasco Sousa ter renovado o seu contrato com o FC Porto até 2030. Esta é a primeira vez que Vasco Sousa deixa o FC Porto, clube que representava desde 2019/20, depois de passagens pelas camadas jovens do Cristelo, Paços de Ferreira e Vitória de Guimarães.
Reação do Jogador
Em declarações divulgadas pelo clube de Moreira de Cónegos, Vasco Sousa vincou: “Sem dúvida que é um recomeço. Estou muito feliz pela oportunidade. Espero dar tudo por este clube. Depois de uma grande paragem, voltar a jogar vai ser muito bom. Podem esperar muita ambição e muita garra, a dar tudo dentro de campo, porque os adeptos merecem”.
Internacional nas seleções jovens de Portugal, o médio estreou-se na equipa principal do FC Porto em fevereiro de 2023, num jogo contra o Vizela. Na época 2024/25, realizou 15 jogos oficiais, tendo contribuído com uma assistência.
Boas Vindas e Perspetivas
Vasco Sousa junta-se a um lote de reforços do Moreirense, que conta já com André Ferreira, Álvaro Martínez, Francisco Domingues, Diogo Travassos, Rodrigo Alonso, Stjepanovic, Jimi Gower, Kiko Bondoso, Landerson e Luís Hemir.
O FC Porto, em comunicado, desejou “as maiores felicidades a Vasco Sousa nesta nova etapa da carreira”.