Acordo entre Moreirense e TVI coloca reservas sobre centralização dos direitos de transmissão televisiva

  1. O Moreirense e a TVI celebraram um acordo para a transmissão dos jogos caseiros do clube minhoto a partir da época 2025/2026 até junho de 2028
  2. Lúcio Correia, professor de Direito do Desporto, considera este acordo uma «pedrada no charco» no processo de centralização dos direitos de transmissão televisiva do campeonato português
  3. O Governo já aprovou a centralização de direitos de transmissão a partir da época 2028/29

O Moreirense e a TVI celebraram um acordo para a transmissão dos jogos caseiros do clube minhoto a partir da época 2025/2026 até junho de 2028. Este acordo é visto como uma "pedrada no charco" no processo de centralização dos direitos de transmissão televisiva do campeonato português, de acordo com Lúcio Correia, professor de Direito do Desporto.

O acordo entre o Moreirense e a TVI entra em vigor na próxima época, o que, para Lúcio Correia, poderá levar a «problemas adicionais para a centralização de direitos de transmissão». O professor de Direito do Desporto afirma que «se os clubes não se entenderem, o Governo tem de atuar, como sucedeu em Espanha».

Centralização de direitos já legislada


Recorde-se que o Governo já aprovou a centralização de direitos de transmissão a partir da época 2028/29. No entanto, o acordo agora celebrado pelo Moreirense e a TVI «coloca reservas quanto ao que acabará por ser feito no futuro», segundo Lúcio Correia.

Apesar de o professor de Direito do Desporto considerar que o acordo do Moreirense com a TVI «não é ilícito», esta situação vem contrariar o processo de centralização de direitos que tem sido discutido ao longo dos anos e que ainda não se encontra em vigor.

Casos de clubes com acordos de transmissão próprios


Recorde-se que o Benfica também transmite os seus jogos no Estádio da Luz através da Benfica TV, exceto nos jogos da Liga dos Campeões e da Taça de Portugal. Foi com Luís Filipe Vieira que a Benfica TV passou a transmitir os jogos do Benfica em casa no campeonato.

Agora, além do Benfica, também o Moreirense adota uma medida de acordo isolado, entendendo-se com a TVI para a transmissão dos seus jogos em casa. O acordo é válido mesmo que o Moreirense desça de divisão.

Incerteza sobre o futuro


Resta saber o que farão os restantes clubes face aos recentes desenvolvimentos, uma vez que a centralização de direitos de transmissão é um tema já com vários anos, mas que ainda não se encontra em vigor.

Segundo Lúcio Correia, «se os clubes não se entenderem, o Governo tem de atuar, como sucedeu em Espanha». Assim, o futuro da centralização dos direitos de transmissão do campeonato português permanece incerto.

Sporting falha Abel Ferreira e contrata Rui Borges

  1. O Sporting tentou até à última hora o regresso de Abel Ferreira, tendo havido vários contactos para avaliar a sua disponibilidade
  2. Abel Ferreira não tem intenção de regressar a Portugal no imediato, pretendendo manter-se no Brasil até final de 2025
  3. Rui Borges encaixava no projeto do Sporting devido à qualidade de jogo apresentada em Guimarães, aposta em jovens atletas e forma de comunicar
  4. Frederico Varandas adiou a sua viagem para o Dubai para estar presente na apresentação do novo treinador

João Simões, a promessa do Sporting que começou no Portimonense

  1. Aos 17 anos, João Simões é já uma das grandes promessas do futebol português
  2. João Simões começou a dar os primeiros toques na bola nos escalões de formação do Portimonense
  3. A família de João Simões desempenhou um papel fundamental no seu desenvolvimento
  4. Depois de se destacar nos escalões de formação do Portimonense, João Simões mudou-se para o Sporting em 2018/19
  5. João Simões fez nove jogos pela equipa B do Sporting antes de ser lançado na equipa principal

Domínio do Sporting de Rúben Amorim marca época 2023/24 em Portugal

  1. Sporting conquistou o título da Liga com 90 pontos, 10 a mais que o Benfica
  2. Viktor Gyokeres marcou 29 golos na Liga
  3. Sporting não conseguiu a 'dobradinha' ao perder a final da Taça de Portugal
  4. Sporting conquistou o título nacional de futsal
  5. FC Porto venceu a Supertaça sobre o Sporting por 4-3 após recuperar de 3-0
  6. Santa Clara ocupou o 5º lugar na I Liga e venceu o Sporting por 1-0 em Alvalade
  7. Aves SAD impôs a primeira derrota ao Vitória de Guimarães e empatou com o Benfica
  8. Vitória de Guimarães estabeleceu recorde de 8 vitórias consecutivas na Liga Conferência