Gonçalo Franco, de 23 anos, despediu-se esta quinta-feira do Moreirense, clube no qual se afirmou como profissional nos últimos quatro anos. O médio português está prestes a rumar ao Championship, para reforçar o Swansea, numa "grande aventura" no estrangeiro.
Numa longa publicação nas redes sociais, Franco recordou a sua chegada a Moreira de Cónegos, em 2020, proveniente do Leixões. «1 de setembro de 2020, é e será para sempre uma data jamais esquecida. Com apenas 19 anos, assinei o meu primeiro contrato profissional na 1.ª liga, escalão principal do futebol português, onde todos os jovens sonham jogar. Aí começou a minha história num clube tão humilde e trabalhador como é o Moreirense», escreveu.
4 anos a fazer história no Moreirense
O médio fez questão de agradecer a todos os profissionais com quem conviveu durante a sua passagem pelo Moreirense, clube no qual se afirmou e fez história. «Passaram-se 4 anos e só tenho a agradecer, sem qualquer exceção, a todos os profissionais que conviveram comigo e que me ajudaram a crescer e a ser quem sou hoje. É um orgulho ter feito história neste clube. Com 127 jogos como profissional pelo Moreirense, orgulho-me especialmente de ter pertencido ao plantel que bateu o recorde de pontos na 2.ª Liga e de na época a seguir termos batido o recorde de pontos pelo clube na 1.ª Liga», acrescentou.
Apesar da saída, Franco garante que continuará a ser «mais um a torcer» pelo Moreirense. «Agora olho para trás e consigo ver que todo o meu esforço diário foi recompensado, todas as pedras que me apareceram no caminho tornaram-me cada vez mais forte e preparado para as grandes batalhas. O futebol é isto mesmo, lindo por trazer pessoas fantásticas para as nossas vidas e emocionantes em momentos como este, de despedida. Saio do clube como jogador e com a consciência que dei o máximo por este símbolo. Continuarei a ser mais um a torcer por vocês todos», rematou.
Rumo ao Swansea e ao Championship
Segundo O JOGO, o médio está a ultimar os detalhes do contrato que o vai ligar ao Swansea por quatro temporadas, naquela que será a maior aventura na ainda curta carreira de Franco. O Moreirense, por sua vez, já se reforçou com Benny, Sidnei Tavares e Guilherme Liberato para o miolo do terreno, de forma a colmatar a saída do jogador.
Ao longo das últimas quatro épocas, Gonçalo Franco realizou 129 jogos pelo Moreirense, tendo marcado nove golos e feito seis assistências. Na última temporada, o médio foi uma das figuras da equipa, com 35 partidas disputadas, dois golos e quatro passes decisivos.
Um legado assinalável
Apesar de deixar Moreira de Cónegos, Franco deixa um legado assinalável, com a conquista de um título de campeão da II Liga e a quebra de recordes de pontos, tanto na segunda, como na primeira divisão. O médio vai agora rumar ao Championship, para viver a sua primeira grande aventura no estrangeiro.