O Vitória de Guimarães continua a reforçar o seu plantel com vista à próxima temporada. Depois de garantir os serviços dos médios Samu e Marco Cruz, a formação orientada por Moreno anunciou a contratação de João Mendes, lateral-esquerdo que regressa ao clube minhoto depois de três temporadas no FC Porto.
O defesa de 24 anos, natural de Marco de Canaveses, assinou um contrato válido até 2028, «selando» o seu retorno ao Vitória, clube que o formou e pelo qual alinhou entre 2018 e 2021 nas equipas de juniores, sub-23 e B.
Três épocas no FC Porto
Após a sua passagem pelo Vitória de Guimarães, João Mendes rumou ao FC Porto no verão de 2021, num negócio que envolveu também o defesa Romain Correia. Nos «dragões», o lateral-esquerdo cumpriu as três épocas seguintes, somando 11 jogos pela equipa principal e 72 pela equipa B, na II Liga.
Nas redes sociais, João Mendes despediu-se do FC Porto com uma mensagem emotiva: «Futebol Clube do Porto, que honra poder fazer parte da tua história… As palavras faltam ao expressar a minha tamanha gratidão, jogar no clube do meu coração foi a concretização de um sonho. A toda a família portista, o meu muito obrigada por me acolherem durante estes três anos. Azul e branco é, e sempre será o coração».
Terceiro reforço do Vitória
João Mendes é o terceiro reforço do Vitória de Guimarães no atual mercado de transferências, depois da chegada dos médios Samu, ex-Vizela, e Marco Cruz, previamente vinculado ao Sporting.
O defesa, que representou diversos clubes da formação antes de chegar ao Vitória, vai agora ter a oportunidade de voltar a representar a equipa principal do clube minhoto, com o objetivo de ajudar a equipa a alcançar os seus objetivos na próxima temporada.