A 22ª jornada do campeonato português ficou marcada pela morte de Pinto da Costa, o histórico presidente do FC Porto que faleceu no sábado. Apesar do luto, o campeonato prossegue e esta segunda-feira, às 20h15, em Barcelos, o Gil Vicente recebe o Famalicão num duelo entre duas equipas minhotas.
O Gil Vicente, 14º classificado com 22 pontos, chega a este jogo numa fase complicada, com três derrotas consecutivas que o aproximaram da zona de despromoção. Segundo o treinador Bruno Pinheiro, «a equipa não poderá contar com vários jogadores importantes, como Yaya Sithole, Buatu, Pablo e o avançado Jorge Aguirre, expulso no último encontro».
Do lado do Famalicão, 11º com 25 pontos, o registo recente é misto, com apenas uma derrota nos últimos cinco jogos, frente ao Benfica (4-0), mas também uma única vitória, sobre o Boavista (2-0). De acordo com o treinador Hugo Oliveira, «a equipa não poderá contar com o defesa Mihaj neste jogo».
Uma vitória do Famalicão neste duelo minhoto permitiria à equipa subir ao 9º lugar da classificação. Já o Gil Vicente procura os três pontos para se afastar da zona de descida. O líder Sporting empatou no sábado com o Arouca, permitindo a aproximação do Benfica, segundo classificado, que venceu o Santa Clara no domingo. O FC Porto, de luto pela morte de Pinto da Costa, venceu o Farense por 1-0 no domingo.