O Gil Vicente anunciou esta quarta-feira que chegou a acordo com o FC Copenhaga para a transferência em definitivo do defesa-central Gabriel Pereira. O clube minhoto vai encaixar 5 milhões de euros de imediato, com a possibilidade de receber mais 2 milhões mediante o alcance de determinados objetivos por parte do jogador. Além disso, o Gil Vicente reservou para si 10% do valor de uma futura venda do atleta.
«O Gil Vicente FC informa que chegou a acordo com os dinamarqueses do FC Copenhaga para a transferência em definitivo do jogador Gabriel Pereira, pelo valor de cinco milhões de euros, mais dois milhões de euros se forem alcançados determinados objetivos. O emblema gilista reservou ainda para si 10 por cento do valor de uma futura venda», pode ler-se no comunicado oficial do clube.
Gabriel Pereira, uma época e meia em Barcelos
Gabriel Pereira chegou a Portugal na época 2021/22, quando ingressou no Vilafranquense. Na época seguinte, rumou ao Gil Vicente, onde se afirmou como uma das figuras da equipa, disputando 41 jogos oficiais e marcando 4 golos. O seu bom desempenho valeu-lhe inclusive rumores de interesse de clubes como FC Porto e Sporting de Braga.
Aos 24 anos, o central brasileiro assina agora um contrato válido por cinco temporadas com o FC Copenhaga, clube que lidera o campeonato dinamarquês após as primeiras três jornadas. A transferência representa um encaixe financeiro significativo para o Gil Vicente, que poderá chegar aos 7 milhões de euros.
Negócio beneficia também a AVS SAD
«O Gil Vicente FC deseja as maiores felicidades ao futebolista Gabriel Pereira nesta nova aventura da sua carreira profissional», refere o comunicado do clube de Barcelos.
De referir que o negócio também beneficia a AVS SAD, que detém 50% do passe do jogador. Desta forma, a sociedade anónima desportiva vai receber metade do valor da transferência.
A saída de Gabriel Pereira representa uma importante venda para o Gil Vicente, que se vê obrigado a reforçar o plantel para a nova temporada após a perda de uma das suas principais figuras. O central brasileiro deixa assim o futebol português após uma época e meia de bom nível, rumando agora ao campeonato dinamarquês para representar um dos principais clubes daquele país.