Em uma entrevista recente, Ricardo Quaresma, ex-jogador do Barcelona e do FC Porto, revelou a mágoa que sente por não ter alcançado o sucesso desejado no clube catalão. Quaresma, conhecido por seus dribles desconcertantes, teve uma passagem curta pelo Barcelona, fazendo apenas 28 jogos e marcando um gol. Ele descreve o Barcelona como o clube dos seus sonhos e expressou o desejo de ter tido a oportunidade de fazer no clube espanhol o que fez no FC Porto.
'Uma das coisas que mais me arrependi, e me deixa um nó na garganta, é o facto de não ter conseguido triunfar no Barcelona. Pessoalmente, era o meu sonho. Se fizesse no Barcelona o que fiz no FC Porto estaria junto dos grandes num patamar para ganhar uma Bola de Ouro', disse Quaresma.
No entanto, o jogador também expressou gratidão pelo FC Porto, onde viveu os grandes momentos da sua carreira. 'Fico feliz porque consegui realizar o meu sonho e também joguei no FC Porto, que não deixa de ser um grande clube e onde fui muito feliz, onde me receberam muito bem. Por isso, como jogador e pessoa posso dizer que sou feliz e grato pela oportunidade que Barcelona e FC Porto me deram para vestir as duas camisolas', afirmou.
Falando sobre a diferença entre as culturas de Barcelona e Porto, Quaresma destacou que Barcelona é uma cidade com uma mentalidade diferente, enquanto Porto é uma cidade onde as pessoas vivem e respiram futebol. 'Quando se entra em cidades como Barcelona e o Porto nota-se logo que são diferentes das outras. Barcelona é Catalunha, querem ser um país e não uma cidade e logo aí nota-se que a mentalidade das pessoas é diferente. E o Porto é aquilo que todos sabemos, é uma cidade totalmente diferente de todas as outras que temos em Portugal. As pessoas vivem para o clube, respiram o clube', explicou.
Quaresma também teve a oportunidade de privar com Xavi durante a sua passagem pelo Barcelona, e elogiou o jogador espanhol, afirmando que já na altura percebia o seu potencial como treinador. 'São jogadores, mas ao mesmo tempo já vês que são treinadores em campo. Ele falava com os colegas todos, tentava sempre ajudar o colega que estava ao lado, então vê-se que tem perfil de treinador', disse Quaresma sobre Xavi.
Por fim, Quaresma fez uma aposta para o jogo da Liga dos Campeões entre o Barcelona e o FC Porto, prevendo um empate. 'Para mim podia ser um empate porque o Barcelona e o FC Porto são os dois clubes que vão passar a fase de grupos, esse resultado não impedia um nem outro de passarem. Por isso, era excelente', concluiu Quaresma.