O FC Porto enfrenta o CDC Montalegre num confronto inédito no Estádio do Dragão. Apesar das cinco baixas na equipa portista, os dragões são considerados os favoritos, sobretudo por atuarem na sua própria fortaleza. No entanto, a história da Taça de Portugal é marcada por múltiplas surpresas, o que dá uma ténue esperança à formação de Montalegre.
Fundado em 1964, o CDC Montalegre, que milita no Campeonato de Portugal, procura escrever um verdadeiro conto de fadas nesta sexta-feira. Com um jovem plantel, os barrosões irão querer mostrar o seu valor e conquistar uma vitória memorável. O apoio dos dez autocarros de adeptos que acompanharão a equipa será fundamental para motivar os jogadores, incluindo o destaque da equipa, o ponta-de-lança brasileiro Alex, que lidera a tabela dos melhores marcadores da Série A.
O treinador do FC Porto, Sérgio Conceição, planeia algumas alterações no onze inicial para descansar os jogadores que regressaram das seleções. O lateral esquerdo André Franco deverá manter a sua posição, após uma boa exibição no último jogo. No meio-campo, Marko Grujic e Nico González podem formar a dupla titular. Já Toni Martínez e Danny Namaso serão os responsáveis pelos golos, uma vez que Fran Navarro não tem sido utilizado regularmente.
Na antevisão do jogo, Sérgio Conceição demonstrou conhecer a filosofia de jogo do CDC Montalegre, afirmando: 'É uma equipa à imagem do seu treinador. Se der para sair a jogar de uma maneira mais ligada, sai. Se não der, é muito vertical e simples no seu processo atacante: olha para a referência frontal, com os alas a terem movimentos rápidos nas costas da linha defensiva contrária e os médios a aproximarem-se das segundas bolas.' Já o treinador adversário frisou a motivação da sua equipa, dizendo: 'É um embate onde não temos nada a perder e tudo a ganhar. É esta a mensagem que tenho passado aos jogadores.'
Com todos os ingredientes para um grande jogo, resta saber se a previsibilidade ou as surpresas serão protagonistas no Estádio do Dragão.