Martim Fernandes recuperado para o Clássico Porto-Sporting

  1. Martim Fernandes está recuperado
  2. Porto-Sporting é a 21.ª jornada
  3. Benfica a 9 pontos do líder
  4. Mourinho quer "ganhar ao Alverca"

A preparação do Futebol Clube do Porto para o Clássico contra o Sporting recebeu um impulso significaivo, com Martim Fernandes a ser a grande novidade no treino matinal deste sábado. O jovem lateral, que havia contraído uma lesão no pé na segunda-feira passada, está recuperado e apto para ser convocado para o crucial encontro da 21.ª jornada da I Liga, no Estádio do Dragão.

Martim Fernandes foi forçado a sair ao intervalo do jogo contra o Casa Pia, uma partida que resultou na primeira derrota dos azuis e brancos no campeonato (1-2). A sua recuperação em tempo útil é uma boa notícia para a equipa, que ainda tem no boletim clínico Nehuén Pérez e Luuk de Jong, ambos em recuperação de lesões graves que exigiram intervenção cirúrgica. William Gomes também é baixa para o Clássico, devido a um cartão vermelho direto.

Reforço no Flanco Direito

A recuperação de Martim Fernandes é um fator de alívio para a equipa técnica portista. O jovem lateral tem sido uma peça importante nas opções de Sérgio Conceição e a sua disponibilidade para o Clássico oferece mais soluções para o flanco direito, uma zona que tem sido alvo de atenção devido a lesões e suspensões.

Apesar da boa notícia, o FC Porto continua a lidar com algumas ausências. Nehuén Pérez e Luuk de Jong, ambos em recuperação de intervenções cirúrgicas, prosseguem o seu processo de reabilitação. A estas baixas junta-se William Gomes, que cumprirá castigo por ter visto um cartão vermelho direto na jornada anterior.

A Contagem Decrescente para o Clássico

A importância deste Clássico é acentuada pelos resultados da jornada anterior, que reduziram a diferença entre FC Porto e Sporting para apenas quatro pontos. O Sport Lisboa e Benfica, atento ao desfecho deste confronto, também surge como um dos intervenientes. O técnico do Benfica, José Mourinho, fez questão de sublinhar a prioridade da sua equipa no jogo contra o Alverca, antes de pensar no Clássico.

“O meu trabalho é ganhar amanhã. A minha missão é ganhar ao Alverca. Amanhã o meu foco, e de todos os benfiquistas que vão amanhã ao estádio, tem de ser ganhar ao Alverca, que não é fácil. Todos juntos e motivados, puxar pelo estádio, e que o estádio puxe por nós... É fundamental ganhar antes do Clássico, 24 horas antes, números redondos. O que eu gostava, e esquecendo o nome dos clubes, diria que era melhor que o primeiro classificado [FC Porto] perdesse”, admitiu Mourinho em conferência de imprensa.

O Impacto da Derrota e a Perspetiva Benfiquista

O Benfica, que reduziu para nove pontos a distância para o líder, poderia ter-se aproximado ainda mais da frente da tabela se não fosse o empate sem golos na visita a Tondela. Caso vençam o Alverca, os encarnados ficarão com uma desvantagem provisória de seis pontos a 13 jornadas do final do campeonato.

José Alberto Costa, ex-futebolista, acredita que a recente derrota frente ao Casa Pia (2-1) não afetará a motivação do FC Porto na receção ao Sporting. “Os dragões vão entrar galvanizados” no clássico de segunda-feira, afirmou o antigo jogador, antevendo um embate de grande intensidade e emoção no Estádio do Dragão.