O treinador do Moreirense, Vasco Botelho da Costa, elogiou a qualidade do FC Porto, considerando-o a equipa mais competente
da Liga. O técnico garante, no entanto, que a sua equipa vai tentar ferir
os 'dragões' e retirar-lhes pontos no jogo da 9ª jornada. Apesar da atual fase menos positiva da sua equipa, Botelho antecipa um embate exigente, desafiador e repleto de aspirações.
Vasco Botelho afirmou: ““Tem sido uma equipa muito competente, a intensidade que coloca em jogo, a velocidade a que a bola anda, a versatilidade da equipa, que não sai sempre curto, mas também sabe sair longo. É, sem dúvida, a equipa mais competente do campeonato, a classificação assim o diz.””
Esta declaração evidencia a impressionante forma do FC Porto na presente temporada.
Estado do Moreirense
Botelho refletiu sobre o estado da sua equipa, que vem de duas derrotas consecutivas, incluindo uma eliminação da Taça de Portugal. No entanto, ele mantém a confiança de que o Moreirense pode surpreender: ““Vou sempre posicionar os cinco grandes clubes da nossa Liga [FC Porto, Sporting, Benfica, Braga e Vitória de Guimarães] num patamar diferente, é quase como jogássemos dois campeonatos dentro de um só dadas as diferenças. Trabalhamos para que isso não pese, tirámos as ilações do jogo do Fafe e do Nacional, o que temos que corrigir do momento defensivo e ofensivo para também nós sermos uma equipa muito versátil.””
O técnico também expressou otimismo em relação à capacidade do Moreirense em dar resposta e explorar as fraquezas do adversário. Ele disse: ““Tenho a convicção de que vamos arranjar espaços e conseguir perceber onde ferir o FC Porto. Temos que agarrar-nos às nossas capacidades, vamos ter bola em determinados momentos e podemos bater a forte pressão que o FC Porto faz, tal como fizemos em Alvalade [derrota por 3-0] até certo momento.””
Desafios Táticos
Questionado sobre se tirou ilações da forma como Benfica e Nottingham Forest anularam o ataque portista, Botelho reconheceu a complexidade da tarefa: ““É interessante perceber que há determinadas estratégias que conseguem contrariar um pouco do que é o jogo do FC Porto,””
explicou. Contudo, ele adverte que os jogadores não são os mesmos, pelo que ““não é assim tão linear”,”
embora isso dê ““algumas luzes para o que pode ser o caminho””
do Moreirense.
Com a aproximação do duelo, a expectativa é alta, e Botelho não sabe se poderá contar com o avançado Guilherme Schettine, que está em dúvida devido a uma lesão, assim como as baixas confirmadas de Vasco Sousa e Kiko Bondoso. O treinador está otimista quanto à possibilidade de surpreender o rival, mesmo reconhecendo a sua grandeza.
Expectativas para o Confronto
O duelo entre o Moreirense e o FC Porto está agendado para a próxima segunda-feira, às 20h15, e promete ser um teste exigente, não só em termos táticos, mas também em termos de confiança e resiliência para a equipa da casa. O Moreirense está determinado a dar luta e a mostrar a sua capacidade de se afirmar na competição.
Com a preparação a ser finalizada, os jogadores estão comprometidos em elevar o nível de performance e em fazer frente a um dos colossos do futebol português, tendo em mente a importância dos pontos em jogo.