O mundo do futebol português está de luto pela perda de Jorge Costa, um verdadeiro ícone da modalidade. A sua morte, aos 53 anos, deixou uma marca indelével, e as honras fúnebres realizadas no Estádio do Dragão evidenciam a importância que teve na vida de muitos. O treinador do Benfica, Bruno Lage, expressou a sua admiração ao afirmar: “Marcou uma geração que gosta de futebol. Todos vibrámos com os triunfos da seleção nacional, quer nos sub-20, quer nos 'AA'. Por isso, apresento as minhas condolências à família e ao FC Porto.”
As cerimónias fúnebres, realizadas no Dragão, foram uma celebração da sua vida e carreira, onde milhares de adeptos tiveram a oportunidade de prestar a sua homenagem. O Estádio serviu como um verdadeiro altar, acolhendo não só os adeptos do FC Porto, mas também figuras de outros clubes que se uniram neste momento de despedida. De acordo com Frederico Varandas, presidente do Sporting, “no que diz respeito a outros emblemas da Liga, Frederico Varandas (presidente do Sporting) e Miguel Ribeiro e Hugo Oliveira – presidente da SAD e treinador do Famalicão, respetivamente”.
Homenagens e Reconhecimento
A mensagem do FC Porto nas redes sociais também refletiu a profundidade do impacto que Jorge Costa teve no clube: “Até sempre, Bicho. Obrigado por seres Porto até ao fim”. O ex-defesa central e capitão dos dragões, que ajudou a conquistar títulos que perduram na história, era mais do que um atleta - era um símbolo.
Desenhando a história do futebol, as figuras ilustres que se apresentaram para prestar homenagem incluem Sérgio Conceição, Semedo, e muitos mais, culminando em um sentimento de união. Uma das presenças notáveis foi a do Primeiro-Ministro de Portugal, Luís Montenegro, que destacou: “O Jorge Costa tem um percurso notável de serviço a este clube, mas sobretudo ao país.”
Legado e Memória
Supremacia, responsabilidade, honra e entrega – atributos que foram frequentemente mencionados por todos aqueles que o conheciam. Uma voz uníssona ecoou: “Estamos todos de luto, mas também a olhar para um percurso formidável ao nível da dedicação.”
O funeral está agendado para acontecer na Igreja Paroquial de Cristo Rei, onde o povo se reunirá para prestar o último tributo a um dos seus. A missa de sétimo dia, que ocorrerá na próxima terça-feira, reafirma o amor e a admiração que muitos têm por Jorge Costa, que, além de ser um ídolo no relvado, será sempre recordado como um verdadeiro emblema do desporto nacional.
Um Ídolo do Futebol Português
O futebol português não apenas perdeu um atleta; perdeu uma lenda que, como diz Bruno Lage, “marcou uma geração”. Jorge Costa continuará a viver nas memórias de todos aqueles que amam a modalidade e que se inspiram na sua dedicação e paixão pelo jogo.