No confronto com o FC Porto, o Vitória de Guimarães foi a equipa que mais vezes tentou alcançar a baliza, com oito disparos à baliza de Diogo Costa. Esta é uma marca muito superior à dos outros dez adversários que já enfrentaram os dragões até agora no campeonato. O destaque vai para as seis oportunidades flagrantes criadas pelos minhotos.
Segundo o treinador Sérgio Conceição, "se o Vitória tivesse empatado, não seria escândalo nenhum, porque trabalhou para isso". Esta é uma prova do empenho e capacidade ofensiva demonstrados pela equipa de Álvaro Pacheco, algo que nem todas as equipas conseguem fazer contra os portistas.
Ao longo das 11 jornadas disputadas até agora, o Vitória de Guimarães registou um total de 143 remates, dos quais 30,8% foram à baliza. Este comportamento audaz e ofensivo tem sido uma das principais características da equipa vimaranense nesta temporada.
No entanto, o guarda-redes Diogo Costa do FC Porto também mostrou grande habilidade ao efetuar seis grandes defesas durante o jogo contra o Vitória de Guimarães. As suas intervenções de elevado nível evitaram que a equipa adversária conseguisse marcar golos em várias ocasiões.
É interessante destacar que o Vitória de Guimarães não foi a única equipa a rematar oito vezes à baliza adversária nesta temporada. O Chaves também conseguiu este feito no jogo contra o Portimonense. Outras equipas que se aproximaram deste registo foram o Portimonense, o Farense e o Arouca, todas com sete remates à baliza adversária em jogos contra outros clubes.
Este desempenho ofensivo do Vitória de Guimarães mostra a determinação da equipa em marcar golos e obter resultados positivos. Os adeptos do clube podem estar orgulhosos do seu poder de fogo e esperar por mais exibições emocionantes nos próximos jogos.