-
Marcano fez o seu regresso à competição, 533 dias depois de ter sofrido uma rotura de ligamentos no joelho
-
O processo de recuperação do central espanhol foi longo e exigente
-
Marcano teve de acreditar no processo e no trabalho de toda a equipa multidisciplinar do clube
-
Aos 37 anos, Marcano superou mais uma grave lesão no mesmo joelho
Marcano regressa após grave lesão
Após 533 dias afastado dos relvados devido a uma rotura de ligamentos no joelho, o defesa central Iván Marcano fez finalmente o seu regresso à competição. O processo de recuperação do jogador espanhol do FC Porto foi longo e exigente, conforme explicou o especialista em Medicina Desportiva, Alexandre Marques.
"Há muitas evidências científicas acerca da lesão de rotura do ligamento anterior cruzado. O processo de recuperação no FC Porto é similar ao que é feito no Real Madrid, por exemplo. Este tipo de lesão é a mais dramática para qualquer atleta de futebol," começou por referir o médico.
Marcano teve de acreditar no processo
O caminho de Marcano foi sinuoso e cheio de dúvidas, com o atleta a ter de acreditar no processo e no trabalho de toda a equipa multidisciplinar do clube. "Os atletas são controlados ao máximo num gabinete de alta performance," revelou Alexandre Marques.
Durante a reabilitação, Marcano teve de trabalhar muito a estabilidade articular e o reforço muscular da perna direita, procurando equilibrar a força entre os membros inferiores e melhorar a propriocepção, o equilíbrio e a explosão.
Aos 37 anos, Marcano superou mais uma grave lesão no mesmo joelho, o que aumenta os cuidados necessários na sua gestão. "Este tipo de lesão é o primeiro fator de risco da osteoartrose do joelho, além do risco de nova rotura ser elevado," explicou o clínico.