A Surpreendente Contribuição dos Rivais para o Sucesso do FC Porto

  1. Pinto da Costa esteve 42 anos à frente do FC Porto
  2. FC Porto conquistou 69 troféus nacionais e internacionais
  3. O Sporting contratou Jaime Pacheco e Sousa em 1984, levando o FC Porto a contratar Paulo Futre
  4. O Sporting despediu Bobby Robson em 1994, que depois se juntou ao FC Porto
  5. O Benfica deixou escapar Deco em 1999, que se tornou figura-chave do FC Porto
  6. O Benfica contratou e despediu José Mourinho em 2002, que depois assinou pelo FC Porto
  7. O Sporting deixou sair João Moutinho para o FC Porto em 2010

A Lendária Presidência de Pinto da Costa


Durante os 42 anos em que Pinto da Costa esteve à frente do FC Porto, o clube conquistou um impressionante palmarés de 69 troféus nacionais e internacionais. Neste percurso de sucesso, os rivais Sporting e Benfica desempenharam um papel inesperado, contribuindo involuntariamente para algumas das maiores conquistas dos dragões.

Decisões Questionáveis dos Rivais


Em julho de 1984, o Sporting contratou Jaime Pacheco e Sousa, o que levou o FC Porto a responder com a aquisição de Paulo Futre, então um jovem prodígio da seleção portuguesa. Futre viria a ser uma peça fundamental nas conquistas de duas Ligas, duas Supertaças e uma Taça dos Clubes Campeões Europeus pelo FC Porto.

Em janeiro de 1994, o Sporting despediu o treinador Bobby Robson, que mais tarde se juntaria ao FC Porto e conquistaria dois campeonatos, uma Taça de Portugal e uma Supertaça. Nesta altura, o técnico inglês contou com a ajuda do então jovem José Mourinho, que lhe serviu de tradutor.

Já em abril de 1999, o Benfica deixou escapar Deco, que acabou por reforçar o FC Porto e se tornar uma das figuras-chave nas conquistas de três Ligas, três Taças de Portugal, duas Supertaças, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões.

Em janeiro de 2002, o Benfica contratou José Mourinho, mas acabou por despedi-lo poucos meses depois. O treinador viria então a assinar pelo FC Porto, onde se consagraria como um dos maiores da história do clube, conquistando dois campeonatos, uma Taça de Portugal, uma Supertaça, uma Taça UEFA e uma Liga dos Campeões.

Por fim, em julho de 2010, o Sporting deixou sair João Moutinho para o FC Porto, onde o médio se tornaria uma referência, ajudando o clube a conquistar três Ligas, uma Taça de Portugal, três Supertaças e uma Liga Europa.

Estes episódios demonstram como Sporting e Benfica, através de decisões questionáveis, acabaram por contribuir involuntariamente para o sucesso do FC Porto e de Pinto da Costa, que se tornou uma figura lendária no futebol português. Apesar das rivalidades, os dois clubes rivais tiveram um papel inesperado no impressionante palmarés do FC Porto nas últimas décadas.

Chaves vence Torreense por 2-1 na 2.ª Liga

  1. Chaves venceu Torreense por 2-1
  2. 18 de fevereiro de 2023
  3. 2
  4. «Depois de terem falhado uma grande penalidade aos dois minutos, por Platiny, os flavienses adiantaram-se mesmo aos 18 minutos, beneficiando de um autogolo de Javi Vázquez. O Chaves ampliou a vantagem aos 38', desta vez com Carraça a cobrar eficazmente nova grande penalidade.»

Kika Nazareth dispensada da Seleção Nacional Feminina

  1. Kika Nazareth foi dispensada da Seleção Nacional Feminina
  2. A jogadora foi considerada «não apta» pela Unidade de Saúde e Performance da FPF
  3. Kika Nazareth marcou o golo do empate frente à Inglaterra na Liga das Nações 2025
  4. A seleção portuguesa enfrenta a Bélgica na próxima jornada da Liga das Nações

Fernando Gomes deixa presidência da FPF com mensagem de despedida aos portugueses

  1. «Definimos quadros competitivos que permitiram o mais adequado desenvolvimento de jogadores e treinadores nacionais, criámos e fortalecemos seleções. Por isso foi possível vencer como nunca antes Portugal tinha conseguido.»
  2. «A pensar nos portugueses, criámos o plano estratégico 'Futebol 2030', desenvolvemos programas dedicados ao desporto nas escolas ('A hora dos Superquinas') e à atividade física dos mais velhos (Walking football).»
  3. «Multiplicaram-se os federados, cresceu a prática feminina, nasceram e desenvolveram-se a Cidade do Futebol e as Academias das Associações.»
  4. «A pensar nos portugueses, estabelecemos parcerias, colaborámos com autarquias, floresceu o programa 'Portugal +', enchemos estádios e pavilhões em jogos das seleções.»

Diogo Prioste faz estreia pelos profissionais do Benfica

  1. Diogo Prioste, médio de 20 anos, estreou-se pela equipa principal do Benfica
  2. Entrada aos 83 minutos na vitória por 3-0 sobre o Boavista
  3. Ligado ao Benfica desde os 6 anos, é uma das promessas da formação
  4. Estreia celebrada por antigos jogadores do Benfica como Pizzi e Tiago Dantas

Sérgio Conceição presta homenagem a Pinto da Costa no memorial do FC Porto

  1. Sérgio Conceição, atual treinador do AC Milan e ex-técnico do FC Porto, prestou homenagem a Pinto da Costa no memorial junto ao Estádio do Dragão
  2. Conceição rezou pela memória do histórico presidente do FC Porto
  3. Conceição também marcou presença no velório e funeral de Pinto da Costa
  4. A homenagem demonstra o forte vínculo de Conceição com o FC Porto e com Pinto da Costa