Adeptos do FC Porto prestam última homenagem a Pinto da Costa na Venezuela

  1. Pinto da Costa 'sempre foi foco de união'
  2. Pinto da Costa 'acreditou nos seus sonhos e levou-nos a sonhar com ele'
  3. Pinto da Costa liderou o FC Porto durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos
  4. Pinto da Costa conquistou 2.591 títulos em 21 modalidades, incluindo 69 no futebol sénior masculino

Uma cerimónia realizada na noite de sábado, em Caracas, contou com a participação de portugueses, maioritariamente adeptos do FC Porto, que se juntaram para prestar uma última homenagem a Pinto da Costa, figura incontornável do futebol português nas últimas décadas.

O ex-presidente da filial 43 do FC Porto na Venezuela, Alvarinho Sílvio Moreira, destacou que Pinto da Costa «sempre foi foco de união» e que, naquele momento, todos os presentes eram «a melhor prova disso». Moreira recordou que conheceu pessoalmente o histórico dirigente em 1998 e que, desde então, o visitava sempre que ia a Portugal.

«A era Pinto da Costa»


O atual presidente da Filial 43 do Porto na Venezuela, Manuel Oliveira, explicou que a morte de Pinto da Costa «teve impacto» nos portistas em Caracas, afirmando que todos ficaram «muito tristes» com a perda daquela que apelidou de «a era Pinto da Costa» - 42 anos de liderança do clube.

Alvarinho Sílvio Moreira destacou a capacidade de Pinto da Costa em «contratar tanto jogadores como equipas técnicas» e em «saber quando vender», fatores que contribuíram para o sucesso do FC Porto durante a sua longa presidência. Mas o orador quis também falar «do homem», descrevendo-o como «um portuense à imagem da invicta cidade, um nortenho com o espírito irreverente e aventureiro» que «acreditou nos seus sonhos e levou-nos a sonhar com ele».

Legado histórico


Jorge Nuno Pinto da Costa, que morreu vítima de cancro, exerceu funções como presidente do FC Porto durante 42 anos e 15 mandatos consecutivos, levando o clube à conquista de 2.591 títulos em 21 modalidades, incluindo 69 no futebol sénior masculino, sete dos quais internacionais. O seu legado ficará para sempre marcado na história do FC Porto e do futebol português.

Chaves vence Torreense por 2-1 na 2.ª Liga

  1. Chaves venceu Torreense por 2-1
  2. 18 de fevereiro de 2023
  3. 2
  4. «Depois de terem falhado uma grande penalidade aos dois minutos, por Platiny, os flavienses adiantaram-se mesmo aos 18 minutos, beneficiando de um autogolo de Javi Vázquez. O Chaves ampliou a vantagem aos 38', desta vez com Carraça a cobrar eficazmente nova grande penalidade.»

Kika Nazareth dispensada da Seleção Nacional Feminina

  1. Kika Nazareth foi dispensada da Seleção Nacional Feminina
  2. A jogadora foi considerada «não apta» pela Unidade de Saúde e Performance da FPF
  3. Kika Nazareth marcou o golo do empate frente à Inglaterra na Liga das Nações 2025
  4. A seleção portuguesa enfrenta a Bélgica na próxima jornada da Liga das Nações

Fernando Gomes deixa presidência da FPF com mensagem de despedida aos portugueses

  1. «Definimos quadros competitivos que permitiram o mais adequado desenvolvimento de jogadores e treinadores nacionais, criámos e fortalecemos seleções. Por isso foi possível vencer como nunca antes Portugal tinha conseguido.»
  2. «A pensar nos portugueses, criámos o plano estratégico 'Futebol 2030', desenvolvemos programas dedicados ao desporto nas escolas ('A hora dos Superquinas') e à atividade física dos mais velhos (Walking football).»
  3. «Multiplicaram-se os federados, cresceu a prática feminina, nasceram e desenvolveram-se a Cidade do Futebol e as Academias das Associações.»
  4. «A pensar nos portugueses, estabelecemos parcerias, colaborámos com autarquias, floresceu o programa 'Portugal +', enchemos estádios e pavilhões em jogos das seleções.»

Diogo Prioste faz estreia pelos profissionais do Benfica

  1. Diogo Prioste, médio de 20 anos, estreou-se pela equipa principal do Benfica
  2. Entrada aos 83 minutos na vitória por 3-0 sobre o Boavista
  3. Ligado ao Benfica desde os 6 anos, é uma das promessas da formação
  4. Estreia celebrada por antigos jogadores do Benfica como Pizzi e Tiago Dantas

Sérgio Conceição presta homenagem a Pinto da Costa no memorial do FC Porto

  1. Sérgio Conceição, atual treinador do AC Milan e ex-técnico do FC Porto, prestou homenagem a Pinto da Costa no memorial junto ao Estádio do Dragão
  2. Conceição rezou pela memória do histórico presidente do FC Porto
  3. Conceição também marcou presença no velório e funeral de Pinto da Costa
  4. A homenagem demonstra o forte vínculo de Conceição com o FC Porto e com Pinto da Costa