O FC Porto ficou fora das competições europeias esta temporada, depois de ter sido eliminado da Liga Europa. Depois de terem empatado 1-1 no Dragão na primeira mão, os dragões perderam por 2-3 na visita ao Estádio Olímpico de Roma, ficando assim eliminados da prova.
Num jogo repleto de emoções, o FC Porto adiantou-se no marcador aos 27 minutos com um grande golo de Samu Omorodion. No entanto, a estrela da partida foi Paulo Dybala, que deu a volta ao resultado com dois golos em quatro minutos (35' e 39'), colocando a AS Roma na frente da eliminatória.
A expulsão de Eustáquio logo no início da segunda parte, por reação a uma provocação de Leandro Paredes, deixou o FC Porto em inferioridade numérica e com mais dificuldades para conseguir o apuramento. A AS Roma ainda esteve perto de ampliar a vantagem, mas o FC Porto não desistiu e esteve perto de forçar o prolongamento, com um remate de Samu ao poste.
Já nos minutos finais, Pisilli fez o 3-1 para os italianos, sentenciando a eliminação do FC Porto. Um autogolo de Rensch no último minuto apenas atenuou o resultado, que não impediu a AS Roma de avançar para os oitavos de final da Liga Europa, onde poderá defrontar a rival Lazio ou o Athletic Bilbau.