O FC Porto vai tentar esta quinta-feira chegar aos oitavos de final da Liga Europa, na visita à AS Roma, com quem empatou a um golo em casa, na primeira mão do playoff que teve lugar no Estádio do Dragão na semana passada.
A visita à capital italiana surge depois de os dragões terem vivido momentos agridoces nos últimos dias. Os portistas somaram a primeira vitória na I Liga em 2025, em casa do Farense (1-0), no primeiro encontro após a morte, no sábado, do histórico presidente Jorge Nuno Pinto da Costa.
Historial favorável aos dragões
Apesar do momento delicado dentro das quatro linhas, com apenas dois triunfos nas 10 partidas disputadas em 2025, o historial de confrontos é favorável aos dragões, uma vez que nunca foram eliminados pela AS Roma em competições europeias, em três eliminatórias anteriores.
Retirando da equação o encontro da semana passada no Dragão, a a penúltima vez que as equipas se encontraram aconteceu em 2016/17, no playoff de acesso à fase de grupos da Liga dos Campeões. Após um empate caseiro a um golo, os dragões deram a volta à eliminatória com um triunfo por 3-0 em Roma, naquela que foi a única vez que o FC Porto passou uma eliminatória depois de um 1-1 em casa na primeira mão.
Anselmi com 'plantel a todo o gás'
De acordo com o treinador Martín Anselmi, o plantel está praticamente «a todo o gás», com as exceções dos lesionados Vasco Sousa, Martim Fernandes e Marko Grujic, num jogo onde deverá manter a defesa a três e efetuar mudanças na frente de ataque.
Caso ultrapasse a AS Roma no playoff, o FC Porto encontrará nos 'oitavos' os espanhóis do Athletic Bilbau ou a Lazio.