Após a saída de Jhon Durán, o Aston Villa procura um avançado com características semelhantes para reforçar o seu ataque. Nesse sentido, o nome de Samu, jogador do FC Porto, surge como uma opção interessante para os ingleses.
Segundo informações do jornal espanhol 'As', Unai Emery, treinador do Aston Villa, é um «grande admirador do futebol de Samu» e vê o internacional espanhol como um «alvo prioritário para o mercado de transferências». Uma eventual transferência seria benéfica para todas as partes envolvidas.
Do lado do jogador, Samu teria a oportunidade de dar o salto que muitos jogadores ambicionam ao rumar a um campeonato tão competitivo como a Premier League. Já para o Aston Villa, a contratação resolveria um problema após a saída de Jhon Durán para a Arábia Saudita. Por fim, para o FC Porto, a venda do avançado de 20 anos poderá ser interessante do ponto de vista financeiro, uma vez que o clube o adquiriu a um preço baixo e poderá vendê-lo por um valor elevado no mercado.
O 'As' adianta ainda que as negociações entre o FC Porto e o Aston Villa deverão ser relativamente fáceis. «Compraram-no barato e venderiam a um alto preço de mercado. Começou bem a temporada, mas ultimamente a crise da equipa afetou-o», pode ler-se sobre Samu.