Trofim Melnichenko, jovem avançado bielorrusso de 18 anos, revelou-se entusiasmado com a sua experiência desde que se juntou ao FC Porto B em janeiro. Numa entrevista ao canal de televisão Belarus 5, o jogador, que anteriormente atuava no Dínamo Minsk, abriu o coração sobre a sua adaptação a Portugal.
«Começou uma nova vida. Nunca tinha vivido sozinho. Sou eu que cozinho, por isso, acho que tenho um novo hobby», contou Melnichenko, que também está a aprender inglês e a fazer novas amizades, como com o também reforço de inverno do FC Porto B, o croata Vonic.
Integração no Futebol Português
Apesar da adaptação a um novo país e campeonato, o jovem bielorrusso mostrou-se entusiasmado com a sua aventura no FC Porto. «Aqui ninguém me olha de lado, os meus colegas são todos porreiros comigo, mas assim que o treino começa, já não há amigos», afirmou, revelando ainda que ainda não participou em nenhum treino da equipa principal.
Melnichenko também falou sobre o contacto com outro compatriota a jogar na II Liga portuguesa, Vlad Morozov, do Paços de Ferreira. «Estive com o Vlad Morozov, fomos comer Borscht a um restaurante russo. Perguntei-lhe coisas sobre a vida de cá, porque ele já conhece melhor a realidade portuguesa», contou.
Satisfeito com a Experiência
Apesar das diferenças, o jovem avançado mostrou-se muito satisfeito com a sua experiência no futebol português. «Sinto-me muito confortável aqui, gosto muito de cá estar. Há aqui muitos jogadores talentosos, principalmente no ataque. Mesmo na segunda equipa aprendemos muito. Gosto deste campeonato, a competição é dura, muito diferente da Bielorrússia, mas é mais fácil para mim jogar aqui», afirmou Melnichenko, que já realizou cinco jogos pelo FC Porto B, tendo marcado um golo e feito uma assistência.